Tuesday, February 15, 2005

A Ética Consumista e o Espírito Desumano

um texto para hiperlinks

Permitam-me chamar meu camaradinha Max de Castro para umas palavrinhas [hiperlink1 - que se não é meu camaradinha é porque ainda não teve a oportunidade]: "Se hoje eu posso consumir eu sou cidadão, amanhã se não então eu sou marginal" [hiperlink2 - É, pois é, não há mais girassol/A tarde inteira o sol bronzeia os urubus/Pagando os pecados debaixo do Equador/Atrás da mais-valia só não vai quem já morreu/Se hoje eu posso consumir eu sou cidadão/Amanhã se não então eu sou marginal/Mas a mesma indiferença que cultiva o jardim na capital/É a mesma que o envenena e espalha o terror//É meu caro amigo, o mar está revolto/É sangue no olho, não dá pra segurar/Já deu meio-dia, não tem mais perdão/A sombra mais curta, o fim do erro mais longo//Ah eu quero ver o que vai acontecer/com quem fica no poder, quem não faz e não deixa fazer//Ah eu quero ver, pra onde vai correr/Quem fez tanta gente sofrer, na hora de quem nunca teve vez/Eu quero ver, se não muda o proceder/De quem gosta do poder, quem não faz e não deixa fazer.]

São os sinais dos nosso tempos... a ética consumista [hiperlink3 - Comportamento que expõe o desejo descontrolado por consumir, geralmente influenciado pela mídia, que leva as pessoas a consumir muito mais do que necessitam para sobreviver, herança cultural do sistema capitalista que não pára de produzir, e as pessoas, mesmo não precisando, se deixam levar pelo desejo de comprar, seguindo uma tendência ou para sentirem-se mais felizes e prazerosas.] engolindo a conduta, o comportamento, o tratamento das pessoas, onde você nada mais é que seu crédito. Nem o seu dinheiro é importante, mas o crédito, pois sem o crédito seu dinheiro não tem valor [hiperlink4 - simples assim: você com dinheiro na sua conta, mas sem cartão de crédito, por limite excedido, e seu cartão do banco não funciona]. Aí, aquela mesma cara amigável que costuma passar seu cartão de crédito na máquina comedora de dinheiro, recua um pouco ao receber a mensagem "transação não concluída" e pergunta se você tem outro cartão. Quando você responde que não, aí você passa automaticamente para a categoria dos indesejáveis, problemáticos e indígnos, só para ser curto... As expressões mudam nos rostos iguais - ainda iguais, porém não cordiais: você fugiu do padrão passarcartão-entregarcartão-sorrir-agradecer, e cuspir aquele sorriso plastificado, decorado em cursos de marketing pessoal de segunda categoria [hiperlink5 - sorrisos plastificados e vazios são ensinados em cursos de marketing pessoal, ou atendimento ao cliente, esquecendo-se que o corpo todo fala, e fala mais que qualquer palavra ou expressão pré-ensaiada e impressa em rostos tristes]...
to be continued...

No comments: