Wednesday, March 15, 2006

Livro de Frases:- Nâzim Hikmet

Escritor e poeta turco nascido em Salonica, Grécia. Marcou profundamente a literatura turca ao romper com a tradição islâmica e sob a influência dos futuristas russos, propôs a despoetização da poesia. (leia mais...)

Se eu fosse plátano
repousaria à sua sombra
se eu fosse livro
que eu leria sem aborrecimento em minhas noites de insônia
lápis, eu não gostaria de ser
nem mesmo entre meus próprios dedos
se eu fosse porta
eu me abriria para os bons eu me fecharia para os maus
se eu fosse janela
uma janela sem cortinas totalmente aberta
se eu fosse verbo
se eu o chamasse para o belo para o justo para o verdadeiro
se eu fosse palavra
[eu diria] meu amor suavemente, muito suavemente.

extraído de Sur une toile d’Abidine: 'La Longue Marche', p. 232

No comments: