Tuesday, June 20, 2006

-: diário de bordo :-

O Celular da Cadela!
Uma cadela americana ganhou o Vita Wireless Samaritan Award, um prêmio para aqueles que usam aparelhos celulares para salvar vidas, impedir crimes ou ajudar em emergências.

Belle Weaver - nome e sobrenome da cadela - é parte de um programa de treinamento chamado "Medical Service Dogs" (Cães a Serviço Médico) cujo programa de treinamento inclui acender luzes, abrir gavetas e armários, recolher objetos do caminho, reconhecer sons de campainha, alarmes de incêncio e choro de bebê. No caso de Belle, o treinamento foi para ser especialista em diabetes. Ela foi treinada para lamber as narinas do seu dono para sentir seu cheiro e poder assim avaliar seu nível cetônico. Esse tipo de procedimento é uma rotina para estes cães.

Numa bela manhã, Kevin Weaver (ele deu o sobrenome dele à cachorra!) jazia no chão, inconsciente. Belle não teve dúvidas... após lamber as narinas de Kevin e constatar seu estado cetônico, "mordeu" a tecla 9 do celular, que estava programada com o número 911 - o número para emergências nos Estados Unidos.

Agora, a pergunta que não quer calar: seria o celular de Kevin ou de Belle?

Duvida? Então confira...


O Estatuto da Catalunha.
Dizer quem ganhou o referendum catalão que aconteceu domingo passado depende apenas de quem você prefere ouvir. Os conservadores do PP (Partido Popular) dizem que 2/3 dos catalães votaram contra o Estatuto. Os centro-esquerdas do PSOE (Partido Socialista Obrero Español), o partido do primeiro ministro José Luis Rodríguez Zapatero, diz que 3/4 votaram a favor.


O Estatuto surgiu como uma proposta bem radical de autonomia da região da Catalunha, com o apoio do partido de extrema esquerda ERC (Esquerra Republica de Catalunya), na época parte do governo Catalão juntamente com o Partido Socialista em Barcelona. Recentemente Zapatero começou as negociações num esforço supra-partidário para chegar a um acordo com os catalães, mas os opositores dizem que ele está determinado a anular os direitos dos espanhóis, social e politicamente.

E para aumentar o balaio, colocaram o ETA também no mesmo saco, dizendo que o cesar-fogo nada mais é do que uma farsa oportunista na onda dos catalães, e que Zapatero esta traindo a Espanha e se rendendo ao terrorismo... Mas Zapatero parece manter os esforços (e a agenda) rumo a um acordo no País Basco.

Logo logo as atenções se voltarão para as Ilhas Baleares, Andaluzia e para a Galícia... e quando lá, xa mandamos a mensaxe de xeito: não pisen em nosso xardim!!


Onde patriotismo e religião reforçam sua estupidez
Entra ano sai ano e é a mesma coisa... a violência desmedida e despropositada que acompanha as paradas dos legalistas parece não ser suficiente para que algo sério seja feito. Será que o povo também tem memória curta por aqui, ou é apenas a estupidez humana!


A "Parada Anual da Ordem dos Laranjas da Pedra Branca" (ah! tá explicado!) - Orange Order Whiterock Annual Parade - será "restrita" este ano, mas ainda vai acontecer. E restrita significa que não poderão desfilar pela "linha da paz", trecho da Workman Avenue, na parte oeste de Belfast, justamente o centro do burburinho e a principal área de conflito entre católicos e protestantes, unionistas e legalistas. É nesta área se concentra a maioria dos católicos unionistas. Parece birra! Os caras fazem questão de passar por lá, vestindo suas ridículas roupas (de) laranjas, pintados de laranja, e quiçá chupando laranja... só pra provocar! Tudo em nome da suposta tradição!

Bem, logo saberemos das conseqüências... e que a terra nos seja leve!

Confira:

Clashes in Dublin over loyalist march
Violent clashes erupt in Belfast
A blow by blow account of the rioting in Dublin in photos
Who the hell are the Oranges?

No comments: