Thursday, August 24, 2006

em defesa de lula

Andam dizendo que o presidente Lula proferiu algumas frases na qual a lógica, o bom-senso e a simples compreensão fundamental da língua não foram observadas. Embora eu ache que o presidente não precise de ninguém para defendê-lo, visto que não o fez até agora, e se não o fez é porque não precisa, e se não precisa é porque do que lhe acusam não se fere, ainda assim venho humildemente bradar contra a ordinarice institucionalizada da mera propaganda que é a imprensa brasileira, pois ora, se Lula falou o que falou, eu diria, é apenas uma questão de interpretação! Isso mesmo, assim como em outras áreas igualmente dúbias que são as leis brasileiras e a religião, na política também pode-se dizer a mesma coisa com sentidos antagônicos, ou ainda complexos e intrísecos! Tão que estão além da vã compreensão de pequenas mentes ensimesmadas na mediocridade do vulgar!

À série são dados diferentes títulos, dependendo do site (há vários!) em que foram publicadas: "ACREDITEM SE QUISER, ELE FALOU..." "PÉROLAS PRESIDENCIAIS", "CALA A BOCA MAGDA" e por aí vai... Selecionei algumas de uma série que chegaram a mim por correio eletrônico, a mais eficiente ferramenta de divulgação e recepção de material indesejado já inventada pelo homem. As supostas declarações do presidente estão em itálico. Entre parênteses estão os comentários supostamente feitos pelo organizador das frases, e em seguida a "defesa" ao claro, profundo e incompreendido pensamento do nosso presidente.

"Eu gostaria de ter estudado latim, assim eu poderia me comunicar melhor com o povo da América Latina" (deveria ter nascido mudo!!) - Todos sabem que a origem do português, do espanhol, do francês e do italiano é o latim. Aprendendo latim, Lula não só se comunicaria melhor com a América Latina mas com boa parte da Europa também!

"A grande maioria de nossas importações vem de fora do país." (é a própria expressão da ignorância) - O Brasil é ou não é um país continental? E "vem" está no plural, portanto deveria ser grafado "vêm" (erro de imprensa).

"Se não tivermos sucesso, corremos o risco de fracassarmos." ( e o risco é mesmo grande!) - Claro como o dia, o fracasso é muito maior do que a falta de sucesso!

"O Holocausto foi um período obsceno na História da nossa nação. Quero dizer, na História deste século. Mas todos vivemos neste século. Eu não vivi nesse século." (....o cara cheirou Rodiasol ou é assim mesmo) - Análises precipitadas não percebem que ele quis dizer que ele não viveu, no coração, este século horrível. E reparem como ele usou direitinho os pronomes demonstrativos esse e este!

"Uma palavra resume provavelmente a responsabilidade de qualquer governante. E essa palavra é "estar preparado". (uma????) - Muito além das palavras, Lula estava pensando na idéia de estar preparado...

"O futuro será melhor amanhã." ( é uma verdadeira besta HUMANA!!!!) - Engana-se... Isso é metalinguagem. O presidente está falando de META-FUTURO... semiologia pura! Leiam Pierce e Saussure!

"Eu mantenho todas as declarações erradas que fiz." (...e continua a fazer) - Mostra ser uma pessoa de palavra, íntegra e de princípios, coisa incomum em políticos! Lembremos FHC, que pediu para esqueçermos o que havia escrito!

"Nós temos um firme compromisso com a OTAN. Nós fazemos parte da OTAN. Nós temos um firme compromisso com a Europa. Nós fazemos parte da Europa." (DUAS BOLAS NA TRAVE- hummm...) - Ele quis dizer que 'estrategicamente' fazemos parte da Europa!

"Um número baixo de votantes é uma indicação de que menas (escrito como falado) pessoas estão a votar." ( Socorro, chamem Camões!!!) - Aqui Lula se dirigiu à grande massa de pessoas que não leram Camões... aqueles dos 'pra mim fazer', 'a gente pensamos', 'ele ponhô', 'nóis vai', e tantas outras... e isso não diminui ninguém, ao menos não deveria, senão seria uma visão meramente chã, acanhada, mesquinha, preconceituosa e reacionária.

"Nós estamos preparados para qualquer imprevisto que possa ocorrer ou não." (fenomenal!) - Na verdade, foi um erro de transcrição... o certo é por uma vírgula depois da palavra imprevisto, e o sentido do todo se escancara!

"Para a NASA, o espaço ainda é alta prioridade." ( sem comentários....) - Como sabemos, a NASA é uma agência americana para a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço, e assim sendo, têm outros assuntos para cuidar além do espaço.

"Não é a poluição que está prejudicando o meio-ambiente. São as impurezas no ar e na água que fazem isso." (minha nossa!!!) - O principal prejudicador do meio ambiente, o ser humano, é uma impureza ele mesmo, e habita tanto o ar quanto a água, e não é poluição!

"É tempo para a raça humana entrar no sistema solar." ( Fechou com chave de ouro!!!) - O que ele quis dizer é que a ciência precisa se envolver mais nos assuntos do Sistema Solar...

Fim das "pérolas" presidenciais e começo as "pérulas" provinciais:

O perspicaz organizador das frases pergunta, com uma indignação dantesca:
(Com toda a franqueza que lhe cabe: você deseja ter um ser como este por mais 4 anos na Presidencia de nossa Republica?) - Bem, frente as opções que temos, eu não votaria em Fernando Collor! Ah, e Presidência e República têm acento! Outro erro de imprensa, né? A tal da "pensante", que pelo jeito não é "leitora" e tampouco "escritora", mas adora falar mal dos outros... afinal, é a mediocridade que vende jornal: favas ao gado!

E continua, ele sim, fechando com chave de ouro:

(Não lhe falta apenas um dedo. Lhe falta (sic) o principal, educação, bom senso, boa conduta, honestidade e cultura.) - Falta-lhe sim educação, aquela formal, a mesma dos irmãos Collor, a mesma que Lalau e tantos outros juízes receberam... e a mesma que esse jornalista recebeu, e não sabe que próclises não podem iniciar uma oração ("Falta-lhe o principal..." , ao invés de "Lhe falta o principal..."). Bom senso, boa conduta e honestidade? "Atire a primeira pedra aquele que nunca..." Que vista-se da carapuça a quem ela servir... Só mudando de país! E cultura, assim como a educação, não diz nada... aliás, às vezes não serve nem pra limpar latrinas! Serve sim para colocar bandido em cela especial, como o bem-educado e letrado PC Farias!

É isso aí!

No comments: