Thursday, September 28, 2006

de olho no ministro...

O Primeiro Ministro Irlandês, Bertie Ahern, admitiu ontem em entrevista ao canal estatal RTÈ, ter aceitado dinheiro emprestado no início dos anos noventa, quando era Ministro das Finanças na República da Irlanda.

Emocionado, quase em lágrimas, Bertie disse que passava por uma fase muito difcil de sua vida, e que o dinheiro, emprestado de um grupo amigos, não teve nenhuma relação com seu papel político, e fora usado para ajudar na sua separação legal de sua mulher.

Bem, sabe-se que entre o grupo de amigos estão um tal Padraic O'Connor, chefe da NCB Stockbrokers (Corretora de fundos públicos) na época, e o bem-conhecido tributarista Charlie Chawke. Partidários de Bertie andam se manifestando no rádio, dizendo que a transação nada teve a ver com o poltico Bertie Ahern, mas com o amigo Bertie...

Cá prá nós, muito conveniente ajudar um "amigo" na posição de ministro da justiça, não? Ainda mais não querendo receber o pagamento da dívida, que consta já ter sido negado quatro vezes!

E tem mais... Também fala-se de uma palestra que ele proferiu em Manchester, na mesma época, pela qual recebeu a bagatela de £ 8,000 (oito mil pounds), que pode parecer pouco hoje em dia, mas na Irlanda dos anos 90, era um dinheirão, algo como 10 a 15 vezes o salário do ministro hoje! Ele alega que não proferiu a palestra como Ministro das Finanças, mas como cidadão... Ok, Bertie, o povo gosta de você, mas... conta outra, vai!

Já pensou se a moda pega em Pindorama? Fulano rouba e depois diz que roubou como cidadão, não como poltico? Aí é que eu não volto MESMO!!!

No comments: