Sunday, September 24, 2006

o mal a mais

Eu devia ter postado isso antes, mas o tempo foi passando, passando... e somente hoje, mexendo nums caderninhos de anotações que mantenho, me deparei com o autógrafo do The Bad Plus colhido na ocasião em que tocaram em Dublin - pela segunda vez, e eu compareci às duas.

Conheci o trabalho do The Bad Plus através de uma música tocada no UOL That Jazz, programa de jazz semanal da rádio UOL. Depois disso, comprei o álbum These Are the Vistas, e tive contato com o som enérgico do trio. O resto foi baixado da net, usando o SUPER software peer-to-peer (garantidamente sem spyware e sem malware) soulseek.

O mais interessante sobre este segundo show é que os caras lembraram de mim! Explico: no primeiro show do The Bad Plus em Dublin, no The Vicar Street (58-59 Thomas Street Dublin 8, Dublin, Republic of Ireland), uma casa de espetáculos "bem-servida" por sinal, chegamos, Steve e eu, um pouco cedo demais ao local, e resolvemos fazer um lanche no boteco ao lado. Enquanto esperávamos o atendimento, três personagens muito estranhos entraram na lanchonete e sentaram-se na mesa ao lado. Pudemos perceber um sotaque tipicamente americano... virei para Steve, colega de trabalho da IBM na época, e comentei: Steve, acho que esses caras são a banda... para tirarmos a dúvida, Steve e eu, quando eles se levantaram para pagar a conta, também levantamos, e junto ao caixa puxamos assunto... dito e feito! Eram os próprios "mal a mais". Trocamos umas palavras quaisquer, disse-lhes que também era músico, Steve foi na onda e disse também ser - mentira - formalmente lhes desejamos um bom show, no que eles retribuiram com um cordial Espero que gostem - que aliás gostamos MUITO! - e só. Imaginem minha surpresa quando, ao pedir o autógrafo ao trio neste segundo show em Dublin, o pianista me encara enigmático e diz: parece que eu te conheço de algum lugar... e quando começo a descrever a lanchonete ao lado do The Vicar Street na noite do primeiro show, ele me interrompe e diz Isso mesmo, você estava lá também! Wow... it was amazing!

The Bad Plus é um trio de jazz formado pelo pianista Ethan Iverson, o baixista Reid Anderson e o bateriata Dave King. Consta que os três músicos tocaram juntos pela primeira vez em 1989, mas só se firmaram como banda em 2000! Lançaram um álbum independente espanhol chamado Fresh Sound em 2001, mas foi em 2002, num show no Village Vanguard de Nova Iorque que foram ouvidos por um representante da Columbia Records, Yves Beauvais, que levou a banda a assinar com a Columbia. Só aí eles debutaram oficialmente com o álbum These Are the Vistas em 2003, seguido pelos álbuns Give (2004) e Suspicious Activity? (2005).

Altamente recomendado! Vale a pena conferir "os garotos", que são MUITO bons, MUITO enérgicos e com MUITA personalidade. Para se ter uma idéia do som, pode-se começar pela versão de "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana, depois "Iron Man", do Black Sabbath, sem contar a intrigante faixa de abertura do These Are the Vistas, "Big Eater". Sem dúvida, uma banda que vale a pena...

No comments: