Wednesday, November 15, 2006

A Burra Ditadura da Falsa Beleza

Modelo de 21 anos morre de anorexia, pesando 40 quilos (!!!), nos seus 1,74 de altura.

Isso signifíca um Índice de Massa Corpórea (IMC) de apenas 13.20! É por essas e outras que algo precisa ser feito contra essa estética da pele-e-osso, como já anunciado neste espaço.

Não se trata só de mudanças estéticas, mas éticas também. Alguém prescisa ser responsabilizado. Embora seja certo que o jogo está lá para ser jogado, não se pode fazer vistas grossas a um fenômeno de definhamento obrigatório.

Que todas as modelos, reunidas, fizessem um movimento para externar aquilo que um dia foram, e que vive nelas, esforçando por irromper-se de dentro daquela esplêndida mentira.

Um abraço ao José Eduardo Agualusa Alves da Cunha.

2 comments:

Anonymous said...

Qual sua opiniao a respeito de dietas? Por exemplo: A dieta de restricao de carboidratos.
Qual seria o tempo maximo para mante-la sem afetar o resto da saude?

Obrigado,

Eduardo Miranda said...

"Let's go by parts", how would say my friend Jack, the Ripper.

Consideremos "dieta" como um regime alimentar com fins terapêuticos, certo? (Sem levar em conta que na antiguidade, dieta era apenas um modo de vida que compreendia sono, exercícios físicos, comida e bebida, excreção, relações sexuais e saúde mental... Vidão!).

Mas voltemos à nossa dieta, a ingestão de alimentos habituais, visando preencher necessidades específicas de um indivíduo, incluindo ou excluindo certos itens de sua alimentação - e sem sacrifícios! Se para uns deixar de comer chocolate, por exemplo, é um sacrifício, estes não querem uma dieta.

É certo que os padrões de consumo deturparam o valor dos alimentos e a própria ética da sobrevivência. Fala-se da sobrevivência dos poderosos - a indústria alimentícia - e só! Favas ao gado! Temos que entuchar o lixo que nos é imposto, sem muita opção - OGMs ou GMOs, comida trans e outra dezena de porcarias que estão nas etiquetas dos produtos, pois a outra centena de porcarias eles não colocam pouco nos dá conta. De repente, comida sem estas porcarias todas - que antes era apenas a comida que se comprava em qualquer supermercado, vendinha, ou boteco - passou a se chamar "orgânica", e dobrou o preço.

Como já disse aqui em capim ao gado, mesmo sabendo-se do malefício de determinados produtos, orgãos sérios dos governos não conseguem bani-los dos meios de comunicação - estes também lobos em pele de cordeiro.

Quanto à restrição de carbohidrato:
Veja que "restrição" não significa eliminação, mas apenas uma condição restritiva, um limite. A dieta apenas começa - de 2 a 3 semanas - com a restrição total de carbohidratos, mas aos poucos eles são reintroduzidos na alimentção, em forma de carbohidratos bons - não industrializados, não-processados e de baixo índice glicêmico.

E num mundo com valores tão deturpados, fica difícil achar "estas coisas estranhas".

Pois é, meu camarada: uma vez apocalíptico, nunca mais integrado!

Abraço,
edotm