Monday, April 23, 2007

no reino da Grolândia



Enquanto não sai a minha cidadania Irlandesa, apliquei para a cidadania Grolandêsa, que aliás, é MUITO melhor, pois a Irlanda é uma ilha na Europa, enquanto o "Presimpado de Grolândia" está em todo lugar. Grolândia faz fronteira com Laos, Suécia, Antártica, Irlanda, Angoulême, Polônia, Mônaco, ex-URSS, Austrália, X (não-assinalado nos mapas do Instituto de Cartografia Grolandêsa), África, Marroco, "variado", Grécia, Canadá, Vélizy-Villacoublay, China, Ártico, Grã-Bretanha, Sérvia, Burkina Faso, Japão, França, Coréia, India, Estados Unidos.

Embora seja um país quase desconhecido, é muito popular, e pessoas de toda a parte vêm requerendo sua cidadania Groelandêsa, devido às vantagens e facilidades que o país oferece. Dentre alguns grolandeses famosos estão o presidente Christophe Salengro, o apresentador de TV Jules-Édouard Moustic, o veterano jornalista Mickael Kael, os jornalistas Francis Kuntz, Gustave de Kervern, Vincent Marronnier, o cômico Jacky Blangier, Franki Ki, o eterno estagiário da redação, o professor Toto Caca, o célebre ator Gérard Dedieu, além de José Bové, Valérie Lemercier, Aki Kaurismäki, Noël Godin ,as marionetes de Jacques Chirac, Yannick Jaulin, o grupo de rap IAM, Michael Moore, Alain Souchon, Guillaume Depardieu, Albert Dupontel, Coluche (póstumo), Pierre Desproges (póstumo), entre outros...

Links:
Informações: en français - in english
Junte-se a nós!
Provedor Oficial da Grolândia
Grolândia na TV

Falando sério
Como já deve ter ficado claro, Grolândia só existe no papel, na internet, no programa humorístico "7 dias em Grolândia", do canal de TV francês Canal Plus e no coração de milhares de pessoas devotas do ridículo mundo afora! (info)

Criada há 15 anos como uma pequena parte de um programa humorístico, a Grolândia acabou ganhando seu próprio programa. Nas noite de sábado as pessoas sintonizam no Canal Plus francês para assistir um pseudo-noticiário dos eventos que ocorreram na última semana no país.

Um parênteses: Pindorama

Muito criativo os francêses, mas país imaginário também temos nós, e se chama Pindorama. Como bem lembrou meu amigo JG, o termo foi primeiramente grafado por Torquato Neto em "Geléia Geral"
A alegria é a prova dos nove e a tristeza é teu porto seguro
Minha terra é onde o sol é mais limpo e Mangueira é onde o samba é mais puro
Tumbadora na selva-selvagem, Pindorama, país do futuro
Ê, bumba-yê-yê-boi ano que vem, mês que foi
Ê, bumba-yê-yê-yê é a mesma dança, meu boi
se bem que os franceses foram MUITO além...

Gostaria de referenciar também a sátira de Saramandaia, novela de Dias Gomes que introduziu o realismo-fantástico em 1976 na teledramaturgia brasileira. Lá, a cidade fictícia de Sucupira também deu vida real a muita gente imaginária.

1 comment:

Anonymous said...

eu tentei a incricao mas num deu certo pra mim... sera q eles discriminam PRETOS? >:(