Thursday, July 12, 2007

da tolerância e da função dos prazeres

Fosse a tolerância apenas uma tendência de admitir nos outros algumas maneiras de pensar e de agir diferentes das nossas, mais leve seria o sofrer e o aturar.
"Libri Iucunditas quod Mundane Res"
(Livro dos Prazeres e das Coisas Mundanas)
Falando em tendências, aprendemos que as pessoas tendem a procurar atalhos (ah, como é bom aprender!). E nesta ânsia de encurtar tudo, nem sempre cuidam-se de todos os detalhes (ora... detalhes!) que na hora ou não parecem importantes, ou são importantes mas não tão importantes assim para serem considerados, ou ainda - e geralmente - são muito importante mas iriam tomar um tempo danado, e por isso são deixados de lado, na esperança de que ninguém se dê conta deles. Ora pois... como diria Eremildo, O Idiota, se é para encurtar, deixemos logo de fazer. Não julguemos Eremildo, que só queria entender por que se faz mal feito com a intensão de encurtar, se depois precisa-se emendar a cagada, o que toma mais tempo ainda... coisas de idiotas, eu diria... E assim foi!

Haja tolerância, companheiro Eremildo!!!

E além de tudo isso, há o prazer... falando em abreviar a vida e prazeres à parte, se quizermos durar, prazeres em excesso podem atrapalhar... principalmente os "mundanos".

Por isso nada de chocolates, sorvetes, comidas deliciosamente gordurosas, bebidas alcoólicas, cigarros de todos os tipos e outras coisinhas mais que podem nos trazer "um certo" prazer....

Mas o que é a vida sem prazeres? Dirão uns... Ora, se formos nos lançar a tudo que teoricamente - ou melhor, praticamente - é bom, colheríamos conseqüências terríveis. Pos isso mesmo somos animais racionais, e assim, ponderamos as coisas, baseado em parâmetros sociais, éticos, estéticos, culturais e etc. É por isso que, mesmo sendo "uma delícia" fumar um cigarrinho, opto em não fumar. Uma decisão da consciência "racional" sobre o prazer "irracional".

E disso aprendemos que todos os prazeres requerem esta distinção. Principalmente os da carne...

No comments: