Friday, August 31, 2007

eu tô voltando pra casa...

Deu na BBC Brasil que os Goianos são os brasileiros mais barrados no exterior, segundo um estudo publicado pelas Nações Unidas, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Secretaria Nacional de Justiça do Brasil (leia aqui).

Ontem também deu no Irish Times que o Departamento de Justiça Irlandês está enviando cartas de deportação para casais compostos de um não-Europeu e um Residente, na tentativa de acabar com os casamentos de conveniência (leia aqui).

Na contra-mão do chauvinismo, tem uma discussão na alta cúpula da União Eurpéia que pretende, de uma vez por todas, implantar uma nova política de imigração que solucione a escassez de mão-de-obra e a avalanche de imigrantes ilegais.

É claro que imigrantes ilegais não são bem vindos. Nem podemos exigir que sejam bem-vindos, mas o que podemos e devemos questionar é a ilegalidade: o que os torna legais e ilegais? Por exemplo, um cidadão de qualquer país europeu pode vir para a Irlanda e mendigar, enquanto um cidadão não-Europeu, se quiser trabalhar precisará do visto de trabalho, que não é lá muito fácil de se arrumar, pois precisa ser numa área que apresente falta de mão-de-obra, depende do grau de qualificação do trabalhador nesta área, se a vaga foi ofertada nos meios de comunicação por um certo tempo e não houve nenhum europeu para preenchê-la, e outras dificuldades técnicas e burocráticas.

Isso sim poderia mudar, e abrir mais as portas ao emprego não-qualificado, ao emprego temporário, pois afinal, a Europa precisa de trabalhadores estrangeiros, de trabalhadores temporários, e não apenas de trabalhadores qualificados, e a opinião pública européia precisa se dar conta disso.

Como disse o comissário europeu para assuntos internos tempos atrás, "É melhor gerir o fluxo de imigração legal do que reagir diante do fluxo ilegal indesejado. É preciso ter um plano para a imigração legal" Nossa, descobriu a américa, o signore Franco Frattini! Ou melhor, descobriu a Europa.

Como vocês puderam ver, diferentemente do macaco Bruno que apenas recorta e cola textos (vide campanha "Responsabilidade e Conteúdo Digital", do Estadão), eu recorto e colo links.

Assista o vídeo!

É isso aí macacada!

1 comment:

Anonymous said...

Caro Eduardo, lixo por lixo, existe lixo em todo sistema de comunicacao/meio artisticos. TV tem lixo (e muito), no radio, no Jornal, cinema, teatro, livros tem lixo e eh logico que alguns blogs tem lixo tb. Cabe a cada um de nos selecionarmos corretamente o tipo de informacao e conhecimento que queremos gerir.
Sou totalmente favoravel aos blogs (os bons, obvio), na minha opiniao o blog cria um proximidade bacana entre o leitor e o autor do blog.
Nao se sinta ofedindo com o macaco Bruno (meu xara), afinal o sr tem muito bom gosto ao publicar assuntos, no meu ver, extremamente relevantes.Um forte abs. Bruno (Homo sapiens sapiens).