Tuesday, October 09, 2007

o incrível huck!

O Sr. Luciano Huck conseguiu, no alto da sua presunção magnificente, despertar uma série de desabafos - estes sim desabafos, e não meras crises de intocabilidade ferida - dos leitores da Foilha de São Paulo - no devido espaço, é claro: o Painel do Leitor.

E só para ser imparcial, como o Dono do Caldeirão citou os assaltantes diretamente - "Como brasileiro, tenho até pena dos dois pobres coitados montados naquela moto com um par de capacetes velhos e um 38 bem carregado. Provavelmente não tiveram infância e educação, muito menos oportunidades. O que não justifica ficar tentando matar as pessoas em plena luz do dia. O lugar deles é na cadeia." - justo seria a Folha dedicar o mesmo espaço aos assaltantes como "direito de resposta", ou ainda, para ser "mais democrática" (!?!) a Folha poderia dedicar o espaço "Tendências e Debates" às experiências com assaltos que o povo brasileiro sofre, e não apenas apresentadores globais.

O apresentador acordou de um sonho no mundo das fadas: bem-vindo à realidade brasileira, Senhor Caldeirão! Realidade esta de crianças analfabetas em plena 5ª série, de postos de saúde onde só se marca consulta para 120 dias, mas e daí? Quem liga? O que importa é que isso diminui os índices de analfabetismo e aumenta os índices de atendimento da saúde pública. Assim se pode mostrar os números! Esse é o país da coisa falsa, seu Luciano, do faz-de-conta, do holograma e da ambigüidade: Deus e o Diabo na Terra do Sol, onde de manhã se pede benção ao traficante, e à noite à polícia, pois é melhor se dar bem com todo mundo.

Aqui, no andar de baixo, todo mundo sabe quem vende jogo do bicho, quem pede propina, quais são os políticos que roubam, e até sabemos onde está o seu Rolex, meu caro Huck. Mas duvido que algum policial vá trocar tiro com bandidos por causa dele... não com um salário-base de R$ 568,29 por mês! Grite seu Luciano, GRITE ALTO: "Onde está a TROPA DA ELITE?". Não é isso que lhe falta? Quantos ricos o Sr. Caldeirão conhece - e deve conhecer muitos - que estariam dispostos a ajudar a reverter esta situação indignante? E como? Entrando para o "Cansei"? É, tem coisa errada aí...

Seu desabafo, senhor Luciano Huck, é constrangedor. A sua indignação é vergonhosa, e, agora que sua imunidade revelou-se virtual no nosso mundo real, com a renda que o senhor concentra poderia fazer mais que isso. Seu programa poderia se preocupar em desenvolver uma consciência mais crítica no público, e não apenas "divertir" (?). Talvez o país fosse socialmente mais justo, e você não estaria à procura de um salvador da pátria.

É isso, ou mudar-se para OUTRO PLANETA!

1 comment:

Anonymous said...

Isso me lembra o livro "Mundos Fechados", de Robert Silverberg: Ano de 2381. A fome, as doenças, as guerras foram banidas da face da Terra. Já não existe superpopulação nem poluição, e o prazer ocupa as longas horas de ócio. As centenas de milhares de moradores de cada um dos edifícios de 1.000 andares, com todas as necessidades computadas e satisfeitas automaticamente, vivem em segurança e sem dor. Mas a organização que permite essas conquistas cresce a ponto de não mais permitir qualquer idéia estranha a ela: aquele que se revolta nunca mais é visto. Confinados em mundos fechados, reduzidos a peças inermes de monstruosas máquinas de morar, os homens reencontram o ódio e a dor.