Friday, November 30, 2007

Ainda Dezembro? Finalmente!


Mais um fim de ano... e junto com as festas começam também as mesmas e velhas chatices natalíneas: o trânsito, que é sempre horrível, presencia o caos dos megacongestionamentos; as falsas liqüidações que tomam as vitrines de supostas lojas de grife, enquanto supostas liqüidações tentam se impor em falsas lojas de grife; gente triste que se veste de pacotes na esperança de encontrar a felicidade perdida, mesmo que passageira, e gente tristemente vestida de papai noel em busca de do dinheiro perdido, infelizmente passageiro; o frio e a garoa que já são bem deprimentes tomam uma dimensão surreal nesta época... mas com alguma sorte tem-se um pouco de neve, nem sempre; os dias que se tornam mais raros e preguiçosos, e só dão o ar da graça entre 9h e 15h; o amigo-secreto em que você sempre tira alguém que não conhece, aí é aquele constrangimento do aperto-de-mão, do tapinha nas costas, do "Feliz Natal pra você e pra família" a quem você só encontra no corredor uma ou duas vezes por semana; mais lixo ainda na TV, sempre as mesmas canções natalinas, um monte de gente bêbada... enfim, Natal!

E aquele Espírito Natalino, aquele verdadeiro, que esperamos encontrar nas pessoas mas nem sempre nos preocupamos em saber se também o transmitimos... será que aquele Espírito Natalino já era? Seria culpa da Igreja que supervaloriza valores muito religiosos e acaba afastando os não-religiosos ou não-católicos? Seria culpa das mensagens comerciais cada vez mais apelativas? Uma pergunta: que diabos (com o perdão da palavra) Aquele-Bom-Rapaz-Judeu tem a ver com o Natal se ele (dizem por aí...) nasceu em Fevereiro? Cristo só nasceu no dia 25 de dezembro por obra do papa João I, que decretou a data do natal no ano de 525, mudando o calendário cristão. Consta também que Cristo nasceu durante o governo de Herodes, no ano 7 a.C.: É... Cristo nasceu "antes de Cristo".

Sim, eu sei que o natal foi criado para a comemoração do nascimento de Jesus Cristo... e afinal, o que eu, um agnóstico de ascendência cristã, tem a ver com o natal? Bem, gosto das comidas, da festa, e aprecio presentear, especialmente crianças. Gosto também da paz que - falsa ou não - parece imperar nas pessoas. Em mim impera. Me torno mais ameno, receptivo, emotivo, sereno... e nesses momentos aproveito para refletir e fazer promessas a mim mesmo de melhoras para o ano que se avizinha... invariavelmente e inevitavelmente. Seria esse um Espírito Natalino ou apenas um resquício de algo maior que já se perdeu?

Seja o que for, já me basta!

Feliz Dezembro... Ho, Ho, Ho!!!

No comments: