Tuesday, November 06, 2007

E a saúde, como vai?

Sete mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama após serem inicialmente informadas que nada tinham pelo Midland Regional Hospital em Portlaoise, no Condado de Laois, República da Irlanda.

Das aproximadamente 2.900 mamografias realizadas entre Novembro de 2003 e Agosto de 2007, cerca de 250 foram re-examinadas e dentre estas, 45 mulheres foram chamadas para refazerem seus testes.

Imagina, se você já fica puto da vida - eu fico - quando entra no "recall" da montadora de automóveis e xinga todo mundo dizendo que "estes filhos da puta só querem saber de ganhar dinheiro, fazem um serviço de merda e depois incomodam a gente pra arrumar as cagadas deles", o que dirá se te chamarem pra um "recal" num exame de câncer?

Pois é, o Health Service Executive (HSE), orgão responsável em fornecer serviços sociais e de saúde a todos que vive na república da Irlanda, desculpou-se às 45 mulheres que receberam o comunicado para o re-exame, lamentando a tensão que a notícia pode causar. Para as 7 infelizes que tiveram seus diagnósticos alterados para positivo, depois da lamentação de praxe, a ministra da Saúde Mary Harney soltou uma pérola digna do Ibrahim Suede: "Infelizmente foi uma notícia ruim, mas veja pelo outro lado: se elas tivessem câncer e fossem posteriormente diagnosticadas como negativas, não seria uma boa notícia?"

SOCORRO!!! Chama o SÍNDICO, que isso é uma palhaçada! Chama a Father Ted, que só pode ser piada! Chama o Michael Moore pra refilmar o "Sicko IN Ireland"!

E depois apaga a luz e me acorda no próximo século!

* * *

E falando em Michael Moore, fui ver o Sicko. É bom, esclarece o que a gente já sabia - ou ao menos desconfiava: o sistema de saúde americano é uma merda puramente capitalista. Uma loja com uma vitrine bonita, com produtos caros e um atendimento terrível, com contratos com mais entrelinhas do que linhas, advogados corruptos e inescrupulosos que ficam procurando - e às vezes criando - coisas para você ser desqualificado quando precisa usar os alegados benefícios do plano.

Ok, ele é um pouquinho tendencioso sim, principalmente quando sai dos EUA e se arrisca a entender a saúde em países europeus... mas e daí? A verdade foi dita: o sistema de saúde americano é um negócio, onde pagar os serviços a algum beneficiado é perder dinheiro.

No comments: