Sunday, November 04, 2007

Os Esgotos da Liberdade


Rio Grande, Ciudad Juarez, México. O rio está seco. É uma rua de terra, então, que separa o paraíso do inferno: El Paso, Texas de Ciudad Juarez, no México.

Fortemente vigiada, esta fronteira México-EUA é talvez a mais tentadora de todas as fronteiras americanas, pois basta atravessar uma ponte, uma rua, ou uma boca-de-lobo para se chegar à América! Conhecidos como "Os Esgotos da Liberdade", a rede de saneamento básico de Ciudad Juarez / El Paso são as vias mais procuradas pelos imigrantes clandestinos.

E quem são os clandestinos? Geralmente são jovens vindos do sul do país, que trabalham nas "maquilas", as fábricas norte-americanas transferidas ao México. Eles se alternam em três turnos diários de oito horas cada, transportados por ônibus particulares e vigiados por guardas e contramestres. Os interesses são enormes, e as máquinas não param nunca. Por um salário de US$ 50 por semana, o mínimo para sobreviverem e vislumbrarem um futuro tão monótono quanto o percurso do rio Grande. Se estivessem nos EUA, em um mês de trabalho clandestino poderiam ganhar o equivalente a um ano de salário de operário no México.

No balanço de 2006 foram quase 123.000 clandestinos interpelados, cadastrados e enviados de volta Ciudad Juarez. Com a mobilização dos 6.000 homens da Guarda de Fronteira, o número de travessias caiu pela metade, mas mesmo assim, quase 1 milhão de imigrantes conseguem penetrar ilegalmente nos EUA a cada ano. Muitas vezes ao custo da própria vida. Muitos são encontrados boiando no rio Grande ou estendidos no deserto ao oeste da cidade: são adultos, mulheres, crianças, idosos... não há idade ou sexo: todos mortos pelo sol, pelo calor e pela exaustão.

E o que procuram? Um trabalho, que pode ser o de empregado agrícola, ou de empregado doméstico, vendedor de pizza, jardineiro ou até mesmo lixeiro. E, o mais importante, uma escola e um pouco de futuro para seus filhos. Nada pode deter essa gente. Um muro não vai represar esse fluxo de pessoas. Apenas tornará a travessia mais dura e perigosa, e conseqüentemente mais cara. É que quando os caminhos "tradicionais" da imigração ilegal são cortados, os "coiotes" inventam vias novas. É aí que os preços aumentam, as mortes se multiplicam, e a máfia organizada assume o monopólio do tráfico de seres humanos, um negócio de US$ 1.500 por cabeça, e que representa uma mina de ouro, mais lucrativo do que uma caravana carregada de entorpecentes.

Os novos coiotes - pessoas que ajudam imigrantes ilegais a atravessarem fronteiras - não hesitam em abandonar uma mulher grávida no meio do deserto ou em roubar um grupo de 20, 30 ou 50 clandestinos, antes de abandoná-los, sem dinheiro e sem água.

O Diabo-Moita (The Evil Bush) - Ao invés da compreensão, a repressão.

Sabendo-se, estatisticamente, que aumentar a repressão nas fronteiras americanas só causa mais mortes e inflaciona o serviço de coiotes, por que a política americana insiste nesta tática?

Os planos anexionistas dos EUA no século XIX incorporaram (roubaram?) considerável parte do território mexicano ao americano. Ou seja, originalmente, o povo deveria estar lá! Se sob este ou aquele governo, não importa. E esse papo de "isso é coisa do passado" não cola não! Quer dizer que antes podia e agora não pode mais? Tem que haver reparação... REPARAÇÃO JÁ!!! Abram as fronteiras! Escancarem as pernas das putas capitalistas-imperialistas, que o falo dos desvalidos gozem nas entranhas da podridão sem-alma dos abençoados pela informação privilegiada e pelo nepotismo...

Por séculos e séculos, amém!

Leia a reportagem completa aqui.

No comments: