Wednesday, December 19, 2007

tá cada vez mais down no high society

Executivos da RTÉ estão sendo questionados pelo parlamento Irlandês sobre as fontes utilizadas no controverso documentário "High Society" (Alta Sociedade) sobre o uso de cocaína. O programa foi baseado no livro de mesmo nome, de Justine Delaney-Wilson, que alega ter entrevistado um político, um piloto de avião e uma enfermeira e todos disseram ser usuários habituais de cocaína.

O problema foi mexer com os políticos - um Ministro! O programa afirma que um Ministro do Parlamento admitiu usar cocaína regularmente, fato que deixou os membros do parlamento embaraçados e emputecidos, que agora querem dar nomes aos bois - quem é "O" Ministro? Quem é ou são as fontes?

O pessoal da RTÉ apenas diz que "todos atestam a veracidade do programa. Não há razão para não fazê-lo", mas o que a ministrada quer ver é ação: nomes. Eles querem nomes, seja o do ministro, seja o da suposta fonte da jornalista. Parece-me justo. Sigilo profissional aqui não se aplica: quem mata a cobra tem que mostrar o pau! Ou a jornalista diz logo quem é o cheirador ou se redime. A RTÉ já se comprometeu a não fazer mais programas "fortemente baseados em fontes ou contribuições anônimas".

Pergunta-se a Esopo qual é a melhor das coisas e Esopo mostra sua língua, dizendo: «é a língua a melhor das coisas». E perguntam-lhe em seguida qual é a pior das coisas. E ele mostra de novo a língua dizendo: «é a língua».

Esse parece ser um problema da imprensa em todo o mundo: muitas vezes apenas fazem acusações ou insinuações levianas mascaradas de notícias, com um bom grau de sensacionalismo para garantir a venda do produto, e assim os supostos furos chegam ao grande público sem que as fontes ou a simples veracidade das informações sejam checadas - não há tempo para isso. É o vil metal novamente, infelizmente.

Isso sem falar de quando a mídia se auto-classifica como um deus todo-poderoso, que usa seu poder de penetração sob a carapuça da liberdade de expressão, e muitas vezes pratica a parcialidade - dizer mentiras afirmando apenas meia-verdades.

Seria bom ver algo ao fim deste episóldio: cabeças rolando. Ou a do cheirador ou a da fonte da jornalista.

No comments: