Tuesday, January 22, 2008

o inferno é acolá... e outras coisas mais.

22/01: Hoje entrei no meu "Inferno Astral", que é como se costumam chamar o mês antes do seu aniversário. E como não sou grande conhecedor das causas para-científicas, fiz uma rápida pesquisa na "redinha" - o que em inglês já virou o verbo "to google" (que em português andam falando "guglar" - mas cá entre nós, não pega bem, pega?). Aproveito o parênteses:

Cada língua na sua boca

Cada língua tem sua beleza, suas dificuldades e suas facilidades. Eu por exemplo, particularmente acho, na minha humilde experiência, que o japonês é uma das línguas mais fáceis (que eu conheço) em termos de verbos e gramática. Já o inglês é famoso por ser uma das línguas mais fáceis de se aprender - deixando de lado a nobreza da língua e considerando seu caracter "instrumental", é claro! - e por naturalmente incorporar estrangeirismos, fazer aglutinações, verbalização de substantivos, substantivação de verbos, adjetivação de verbos e substantivos, etc. O português até que tenta incorporar estrangeirismos, mas a maioria deles acaba por se restringir à sua área. Em informática, "startar" para iniciar, "deletar" para apagar, "stopar" para parar, etc.

Na língua inglesa é diferente. As coisas se adaptam como se naturalmente: "to fax", para passar/enviar um fax, "to email" para enviar um email e "to google" para pesquisar algo na internet.

Mas o que 'Google' realmente significa?

'Google' é uma brincadeira com a palavra 'googol' (cunhada por Milton Sirotta, sobrinho do matemático americano Edward Kasner). Um 'googol' é o número 1 seguido de 100 zeros. Consta que não há nada que possa ser representado em googols em todo o universo, sejam estrelas, partículas de areia ou átomos... O uso do termo pela Google Inc. reflete sua intenção de tentar organisar a imensa (infinita?) gama de informações do mundo e fazê-las acessíveis e útieis universalmente.

Informações do mundo? Universalmente? Pera lá! Entre no google maps e digite 'La Habana, Cuba'. Depois clique no link 'Get directions' e digite 'Santiago de Cuba, Cuba', ou mesmo qualquer outra cidade ou rua de Cuba. O resultado será... "We could not calculate driving directions between ..." É o Embargo Americano na Internet!!! Pode?!?!?!?

De volta ao inferno


Mesmo quem não dá a mínima para astrologia (eu!) já usou o termo 'inferno astral' para explicar uma época difícil ou uma sucessão de eventos desagradáveis na vida. O que a astrologia chama de inferno astral é o mês imediatamente anterior ao aniversário, pois acreditam tratar-se de um fim, e nossas energias encontram-se esgotadas, como num brinquedo com a bateria fraca.

Segundo os próprios astrólogos, isso pode também representar um período de muitos talentos e potencialidades adormecidas, já que nosso pior inimigo somos nós mesmos! (?)

Por estas e outras é que digo: melhor do que crer ou duvidar é observar... No meu chamado inferno astral, coisas ruins aconteceram - previsível - mas coisas boas também. Entre o bom e o ruim, tendo ao bom. Invariavelmente, como sempre. E sobre isso cometarei depois...

No comments: