Tuesday, January 01, 2008

A próxima revolução

Esta Cápsula Desafia a Válvula!
Simples e pequeno amplificador para telefones, rádio, e TV utiliza "buracos" em átomos de elemento raro.

"Pela primeira vez desde sua invenção há 41 anos, a válvula eletrônica que faz funcionar seu rádio, opera máquinas de solda, conta grãos, abre portas, e sustenta os US$3.500.000.000,00 da indústria de eletrônicos, tem um rival. É uma minúscula e aparentemente simples invenção chamada transistor."

"Um transistor pode fazer praticamente tudo que uma válvula faz e mais. Ele amplifica, oecila, e detecta correntes elétricas. Ele pode amplificar conversas telefônicas e sinais de televisão. Torna possível a construção de um rádio completo, de alta-fidelidade sem utilizar uma só válvula sequer."

É assim que a revista Popular Science magazine, começa sua edição de Setembro de 1948, anunciando o advento do transistor, dispositivo cuja invenção fez 60 anos em 16 de Dezembro passado.

O trio de engenheiros William Shockley, John Bardeen e Walter Brattain, responsáveis pelo invento, receberam o Nobel de Química de 1956. O Transistor, dispositivo composto por um material semicondutor que podia tanto conduzir quanto isolar uma corrente elétrica, dependendo do resultado de uma operação computacional, foi a pedra fundamental da indústria de tecnologia.

A "Moda Verde"

Em 2007 foram investidos cerca de US$ 3 bilhões em "start-ups" que prometem tecnologias mais "limpas". Para este ano, a tendência deve continuar. Milhões de toneladas de lixo eletrônico são produzidas todos os anos no mundo. Se você ainda não levou em conta a natureza na hora de listar os equipamentos "indispensáveis" para 2008, é bom já ir pensando nisso. Opções, parecem não faltar.

Carregador de celular movido à manivela...
... ou movido à vento

recarredor movido à energia solar
Despertador movido à água

Computação Quântica

O lançamento do primeiro computador quântico comercial do mundo está previsto para 2008, pela canadense D-Wave. O protótipo do chip quântico tem 16 qubits (bits quânticos), mas a D-Wave promete chegar aos 1.024 qubits até o final de 2008.

Um dos principais conceitos propostos pela mecânica quântica é o princípio da superposição. Pela mecânica quântica, uma partícula pode estar em diferentes estados simultaneamente. Isso significa que ela pode estar em diferentes posições ou diferentes tempos – passado e futuro. O entendimento disso não é muito fácil porque não tem paralelo no mundo clássico: enquanto o bit, unidade que representa um caractere de dado na computação clássica só pode assumir o valor zero ou o valor um, o qubit, equivalente na computação quântica, pode assumir valores "entre zero e um" ou ainda, "zero e um ao mesmo tempo". Os dois estados - zero e um - podem coexistir fisicamente.

No comments: