Wednesday, January 09, 2008

Um nascer-do-sol impressionante

No dia 21 de Dezembro em Newgrange, Irlanda, acontece um dos mais impresisonantes nascer-do-sol do mundo. Situado ao norte de Dublin na Irlanda, no condado de Meath, Newgrange abriga o que os arqueólogos chamam de o "a Megalithic Passage Tomb" ou "uma Megalítica Passagem para a Tumba". Trata-se de uma câmara construída por volta de 3200ac., com pedras enormes tampando sua entrada, e uma curiosa passagem aberta sobre a entrada principal. É a "entrada do sol", por onde os raios do solstício de inverno passarão e iluminarão o caminho da tumba.

O Solstício de Inverno é uma das festividades mais famosas entre os antigos povos pagãos europeus, e Newgrange é bem conhecida por este fenômeno do solstício. Esta entrada, em particular, está posicionada de tal forma que durante o solstício de inverno na região, em 21 de dezembro, o sol penetra pela passagem, permitindo que um faixo de luz entre na câmara e ilumine todo o caminho para a tumba.

Segundo a mitologia, um governante irlandês conhecido como Tuatha Dé Danann, teria construído Newgrange como um túmulo para seu superior, Dagda Mór, e seus três filhos. Ninguém sabe ao certo o que esta câmara significava para seus criadores ou mesmo porque ou para quem foi construída. E o mais intrigante é como tudo cuidadosamente se alinha com o Solstício de Inverno.

Assista ao nascer-do-sol de Newgrange

Erin Go Bragh!

No comments: