Monday, February 18, 2008

não confunda os sufixos

Monsieur Sarkozy declarou que é monogâmico. Assim, do nada. Disse ele "Sou monogâmico de tempos em tempos, mas prefiro a poligamia e a poliandria". Alguém aí vê alguma contradição na declaração de Sarkozy? Na verdade não... ele apenas deixou claro que não faz questão da fidelidade feminina.

Explico:

Se recorrermos a um bom dicionário, que ofereça um pouco da etimologia, veremos que:

Monogâmico: Do grego "monógamos", pelo latim eclesiástico "monogamu". Adjetivo de quem tem um só cônjuge, de animal que se acasala com uma só fêmea.

Poligamia: De poli + gam(o) + ia; grego eclesiástico polygamía. É o estado ou a condição de polígamo. União conjugal de um indivíduo com vários outros, simultaneamente, seja um homem com várias mulheres ou uma mulher com vários homens.

Poliginia: De poli + gin(o) + ia. Estado, ou qualidade, ou prática de polígino; casamento de homem com muitas mulheres.

Poliandria: De poli + andr(o) + ia; grego polyandría. Qualidade ou condição de poliandro. União conjugal com mais de um homem, simultaneamente.

Então, em poucas palavras, Sarkozy não tem mais de uma mulher, mas prefere a união conjugal de um com vários (poligamia), de uma mulher com vários homens (poliandria).

Será o jeitinho "francês" de ser?

* * *

E essa foto aí é a mesma que a Ryanair usou para sua publicidade, e Carla Bruni exigiu uma indenização por danos morais, que acabou em uma doação para caridade...

Eu já desembolsei o meu €1 pra caridade lá de casa... me poupe!

No comments: