Sunday, March 09, 2008

O Rato que Ruge


O Rato que Ruge é um filme sobre a pretensão do pequeno ducado imaginário de Grand Fenwick declarar guerra aos Estados Unidos. A idéias faz parte de um plano infalível para salvar o país da falência: declarar a guerra e perdê-la, para assim reinvidicarem ajuda econômica pós-guerra. A graça do filme é que, inesperadamente, o paiseto ganha a guerra! Peter Sellers protagoniza nada menos que três papéis no filme...

O Sapo que Sapeca
Ou "Da Estupidez e Da Reciprocidade"

Valho-me da paródia para comentar a "sapecada" que o governo brasileiro aprontou semana passada, impedindo turistas espanhóis de entrarem no país, pretensiosamente achando que se os ingleses e os espanhóis começarem a voltar para casa, seus governos respeitarão os brasileiros. Pura babaquice! Tudo o que o governo pode criar é uma tremenda indisposição! Primeiro diplomática, pois teriam que justificar o porque da proibição - ao menos os europeus têm um parâmetro. Segundo, seria mal para o turismo brasileiro, pois o Brasil, por bem, ainda é considerado um lugar exótico, digno de uma visita, o que significa dólares e euros circulando na economia tupiniquim. Terceiro, não devem ser muitos os europeus que queiram imigrar para o Brasil, por mais que tenhamos palmeiras e cantem por cá os sabiás... a realidade é outra: na Europa o padrão de vida esta à frente, mas muito longe à frente do padrão brasileiro... realisticamente falando, quem clama viver no Brasil tem dois motes: o clima e as mulheres. Nada mais que isso, camaradinha...

O ingresso na União Européia é bem controlado, e seus critérios são aplicados não só aos brasileiros, mas a todos os não-europeus, inclusive aos norte-americanos. Tenho um colega de trabalho norte-americano, que como eu, veio à Europa "reconhecer o terreno", para depois trazer a esposa. Ele é um profissional altamente qualificado, por isso conseguiu um visto de trabalho, mas desde Dezembro briga com o consulado para arrumar um visto de trabalho para a esposa, e não consegue... ela terá que entrar com o visto de esposa, que não dá o direito a trabalhar!

O Outro Sapo Barbudo
Ou "Ainda o Comandante..."


Comandante Fidel ainda está firme no comando d'Ilha de Cuba. Apesar das torcidas contrárias...

Minha indignação com a revista Veja não cabe num comentário... nem pode ser expressa em palavras. É muito mais que o horizonte! Como tamanho parcialismo pode ser tolerado, e "lido", num dos raros momentos textuais da revista?

OK, confesso que em meu último post sobre o companheiro Fidel e a inescrupulosa revista, acabei por iluminar o passado sombrio de seu presidente e editor, Roberto Civita, envolvido em escândalos de informações privilegiadas no governo Sarney, apadrinhado por ACM e toda aquela conhecida chafurda... que não é relevante para a matéria. O fato é que a Veja toma a parcialidade dos fatos e faz deles matéria. Faz chacota de Fidel em tom jornalístico, o que é inadmissível. Chacoteie, sim, em seu editorial, ou na boca de um colunista, mas não como notícia!

Talvez nem devia estar tão abalado assim, já que Veja sempre foi conhecida por dar notícias atrasadas - factóides! Mas ao mesmo tempo que atacam Cuba, ovacionam os EUA, sendo que os EUA são os responsáveis pela miséria que a Veja quer mostrar - a do embargo. O embargo não pune o governo comunista de Cuba, mas o povo... e este é o discurso americano: embargo ao comunismo, pois o povo merece liberdade... Ora, dê-lhes o direito à comida primeiro!

Também é o governo americano quem tentou matar Fidel mais de 638 vezes! À mim, só isto já soa bem anti-democrático, além de calar a boca dos apologistas das execuções sumárias e das respressões aos pensamentos contrários... estamos falando de Cuba ou dos EUA?!?!

Cuba vem aplicando reformas em sua economia, o que significa reformas estruturais no sistema de governo: abertura ao capital estrangeiro, permissão de negócios familiares sem vínculo com o governo, maior autonomia às empresas estatais... e Raúl, o novo futuro comandante, está bem aberto e sensível a todos os problemas cubanos dos últimos 50 anos. Carlos Lage, o terceiro homem no comando, é ainda mais sensível às mudanças do "novo mundo". A tendência é, como aconteceu na China e na Coréia do Norte, que gradativamente Cuba implemente um "socialismo de mercado", mas ao seu tempo, como foi em China e Coréia. E o mais importante, sem a "ajuda" americana.

Abaixo os factóides vestidos de noticiários!

Fora Veja!

No comments: