Tuesday, March 18, 2008

Os Novos Adi(c)tivos

Outro estudo interessante mostrou que a maioria dos ingredientes que consumimos em nossa comida (?!) são "seguros" (!?!?) mas que alguns deles têm causado certa preocupação (?!?!?!?!) nos especialistas da área de saúde.

Calma lá!!! Vamos por partes, como diria meu amigo Jack! Quando dizem dos ingredientes que consumimos em nossa comida, referem-se a tudo aquilo de extra que colocam pra você, como gorduras trans, estabilizantes, nitrato de sódio, glúten, maizena, corante artificial, extrato disso ou daquilo, etc, etc.

Quando dizem que a maioria deles são seguros, significa que eles não vão te matar se você consumí-los com moderação, mas podem te fazer um mal danado.

Agora, quando alguns especialistas da área de saúde mostram-se preocupados... camaradinha, isso só pode significar duas coisas: ou os políticos que compõe o lobbie da indústria alimentícia não conseguiram engordar seus benefícios o suficiente e resolveram "se vingar", ou estamos realmente f...dos ao ponto de começarem a alertar a população de alguma maneira que cause menos pânico possível.

Que tem um monte de porcaria em tudo o que se come, todo mundo está (eu diria careca, mas não combina!) cansado de saber. Que a indústria alimentícia quer que você se exploda comendo toda e qualquer porcaria que eles produzem, não é novidade, e que a ética deu lugar para o vil-metal na história da humanidade também não espanta mais... portanto, meu camaradinha, trate de se preocupar porque o negócio tá "branco", pra não dizer preto, nem feio, tampouco fedido!

A Lista dos Top 5
  1. Sodium Nitrite - Nitrito de Sódio: Bacon, salsicha, e comida defumada. Este preservativo combinado com aminas do estômago formam nitrosamina, um cancerígeno também encontrado no tabaco.

  2. Potassium Bromate - Bromato de Potássio: Usado no processamento da farinha, o bromato tem sido o assunto de muitos estudos e preocupações. Segundo eles, o bromato pode induzir a tumores, além de causar anormalidades em céluas do sangue humano.

  3. Acesulfame potassium (or acesulfame-K) - Acesulfame-K: Sucralose, parecido com a sacarina e atualmente mais famoso que aspartame. Enquanto permanece não resolvida a polêmica de serem cancerígenos ou não, ao menos já se sabe que não são tão eficientes quanto pregam naquilo que se propõem: a perda de peso (veja aqui).

  4. Partially hydrogenated vegetable oil - Óleo vegetal parcialmente hidrogenado: As famosas "trans fats". Nos rótulos elas são óleo vegetal "parcialmente hidrogenado" (ou apenas "hidrogenados") e são largamente usados em bolachas, bolos, sorvetes e batatas fritas de lanchonetes.

  5. Artificial food colors - Corantes artificiais: Corantes encontrados em sucos demonstraram causar mais impulsividade e nervosismo, deixando também as pessoas menos atensiosas (mais aqui).
Confira artigo completo na Newsweek.

No comments: