Tuesday, April 22, 2008

Brasilianas VI

ou " Dona Maricota Vai ao Cardiologista"

Dona Maricota é de Filadélfia. Não a cidade de Philadelphia, que se escreve cheia de peagá, que fica na Pennsylvania, também escrita da maneira dos americanos, com dois enes e ípsilon, lá nos isteites, mas Filadélfia, na Bahia mesmo, ao sul de Senhor do Bonfim e Campo Formoso, ao Leste de Pindobaçu... ali!

Dona Maricota tem 97 anos. Desde que se conhece como gente - há uns 90 anos mais ou menos - come arroz com mocotó, e maniçoba nos dias de festa. Semana passada foi a um médico em Senhor do Bonfim, a pedido da filha. Deve ter sido a segunda ou terceira vez que via um médico na vida. O doutor lhe disse "Dona Maricota, ou a senhora muda seus hábitos alimentares, introduzindo mais frutas e legumes e cortando as gorduras ou a senhora vai ter que fazer caminhadas!

Dona Maricota só sabe comer mocotó no arroz com farinha. Cuzcuz no café da manhã com ovo quente e manteiga de garrafa. Dia de festa tem maniçoba, e vez ou outra varia com sarapatel a aberém. Mudar o quê? Começou a caminhar.

Todos os dias pela manhã, dona Maricota saía de casa, uma rua que num dá em lugar nenhum lá em Filadélfia, e se danava a andar em direção à estrada. Mas a estrada, todos lá sabem, não é caminho de lugar nenhum pra quem vai a pé, e não demorou pra se comentar: "Tadinha da dona Maricota, aluou-se! Vai de lugar nenhum a nenhum lugar todo dia..."

No comments: