Friday, May 02, 2008

Brasilianas IX

ou "El Baño del Papa""

Um belo filme este O Banheiro do Papa. Assisti em São Paulo, no Espaço Frei Caneca. Baseado em notícias reais, o filme conta a visita do papa João Paulo II à cidade uruguaia de Melo, próxima à fronteira brasileira, em 1988. Na época, os moradores de Melo previram que 50.000 pessoas viriam para o evento. Acreditava-se que os brasileiros, em melhores condições econômicas que os uruguaios, viriam aos montes. Assim, os moradores de Melo entreviram uma oportunidade única de ganhar dinheiro com o evento, vendendo comida e bebida aos fiéis. Para isso, endividaram-se, hipotecaram suas casas, emprestaram dinheiro com agiotas, fizeram o possível e o impossível pensando em lucrar com os visitantes. Nesta linha de pensamento, Beto, um pequeno contrabandista que vive de pequenas cargas de um lado para o outro da fronteira em sua bicicleta, decide construir um banheiro num puxadinho em frente à sua casa, e alugar o serviço. E para tal, tem que enfrentar dificultades tragicômicas. No final (ninguém vai assistir, vai?), como pode facilmente ser deduzido, apenas 8.000 fiéis atendem ao evento a empreitada mostra-se um verdadeiro fracasso da fé. Fé no dinheiro, que fique bem claro... e ninguém vende nada.

Assista ao trailer e veja o site oficial do filme.


Cinema à parte, o famigerado "mercado" anda se preparando para receber perto de 1 trilhão de dólares por ano (!) até 2012, segundo pesquisa da revista Exame. Haja bilhão pra chegar no trilhão, hem? O estudo meio que simploriamente acredita que os 190 milhões de habitantes se dividem - ou se dividirão - em 5 categorias segundo algumas tendências e transformações sociais:
Tendência 1: o avanço das mulheres no mercado
Tendência 2: mais casais sem filhos
Tendência 3: cresce o número de pessoas que moram sozinhas
Tendência 4: há mais consumidores de meia-idade
Tendência 5: promessa de uma vida mais longa e melhor
E essa nova onda de consumo anda tão na onda - onda na onda é ótimo! - que dá até medo! Certamente, com tanta comida, tanta fartura, e tanta bonança, a "coisa" precisa de um escape, precisa sair por algum lugar. E aqueles mais "apocalípticos" já andam se preparando e pondo a mão na massa, pensando em lucros reais, tocando a construção do que ja está sendo chamado de "O Banheiro do Lula"!

No comments: