Thursday, May 15, 2008

da junção e da disjunção

Quando comento com pessoas sobre artigo que lí certa vez no periódico espanhol El País sobre a união de Portugal e Espanha num único país, as pessoas me olham desconfiadas e comentam algo sem-graça, com caras de piedade... "Não estou louco não!!!" Ou ao menos não estou louco sozinho... José Saramago já anda, há anos, distribuindo profecias sobre a absorção de Portugal pela Espanha.

Enquanto isso, no reino do hamburguer, Jorginho Arbusto tenta impressionar antes de chegar a hora de sair pela porta dos fundos... Diz querer novo acordo de paz com palestinos, mas para tanto visita Israel no "aniversário" de 60 anos do Estado israelense! Ô bichino burro, hem?

O Estado de Israel é uma república democrática parlamentar fundada em 14 de Maio de 1948, e ontem fez 60 anos. Boa oportunidade para lembrarmos que a repressão israelense é uma das formas mais perversas de "apartheid". Cerca de 700 mil pessoas deixaram suas casa e vilas em 1948, fugindo da violência das milícias judaicas que conquistavam terras para a formação de Israel. Eles se tornaram "refugiados", e segundo determinou a ONU, seus descendentes também.

Se acusar este massacre é ser anti-semita, não entendo mais nada! Aliás, O Estado de Israel deveria ser em algum lugar nos Estados Unidos, não?

No comments: