Sunday, May 25, 2008

madrileñas IV

À Base de Avelã!

Convencido que o cara do Taberna de Conspiradores não quis me enganar, considerei dar outra chance à rede, e fui até a que fica na Calle Cava Baja. O garçon de lá era muito mais simpático do que o da Calle de Moratín - considerando o quanto um espanhol pode ser simpático, claro! Me ofereceu como uma tapita para picar, um jamón de bellota, bradando que era o melhor da Espanha... disse que tudo tinha que ser de bellota: jamón, salchichón, churizo... Realmente era um espetáculo! Aí papo vai, papo vem, falamos de vinhos extremeños - os que ele tinha não eram lá estas coisas - e da tal da bellota. A nossa avelã!

A história é a seguinte: o porco, criado em curral, só é alimentado à base de ração selecionada e avelã. Quando falta algumas semanas para o abate, sua ração passa a ser só avelã. Dizem que dá maior suavidade à carne, que fica mais tenra, etc.

A verdade é que o porco, ao começar receber só avelã, já sabe que seu fim está próximo...

* * *

Recebi um regalo hoje. Um "botijão" de 5 litros de azeite! Aceite de Picual. Picual é o tipo da azeitona. Tal como o vinho e o jamón, o azeite também é levado muito a sério por aqui. Este que ganhei é produto artesanal... outro espetáculo!

No comments: