Thursday, June 19, 2008

Atraso - uma cultura nacional ?

É isso! Agora estamos - ou melhor, estão, pois me excluo veêmentemente desta prática - todos perdoados. Acabo de saber que o atraso é considerado uma coisa "cultural" - embora espanta-me só a idéia de tentar relacionar o atraso à cultura!

Se assumirmos que somos "furões", resta-nos a boa-fama de amigáveis. "Brasileiro é amigável", é o que se ouve, geralmente de brasileiros e quando comparados a ingleses e alemães (frios), a italianos e espanhóis (grossos) ou a franceses (esnobes). Um panelaço de estereótipos!

Desmistificando os estereótipos, poderíamos dizer que os ingleses são deveras recatados e educados - demais até, o que sugere a frieza; os alemães, metódicos ao ponto de não ouvirem nada que não tenha sido previamente especificado; italianos e espanhóis têm o sangue quente dos latinos, nos gestos e nas palavras, mas são muito respeitosos, e os franceses acabam sendo levando a fama de esnobes devido aos seus valores culturais, principalmente o idioma.


Turistas no Brasil são tão inocentes que o simples fato de não serem estorquidos, coagidos ou puramente assaltados, os faz deles pessoas mui satisfeitas, e acabam por achar tudo uma maravilha, e todos muito simpáticos. Não é verdade! Estereótipos à parte, esta coisa de brasileiro ser amigável é balela! Podemos, sim, ser "flexíveis", coisa que poucos gringos entendem. De sermos furões, sim, é um fardo que carregamos mesmo! O que é inadmissível para outras culturas, até mesmo para nossos vizinhos sul-americanos e centro-americanos. Em outras palavras, poderia-se dizer que não o atraso, mas a falta de respeito, sim, é que é coisa de brasileiro!

No comments: