Wednesday, June 04, 2008

madrileñas VI

El Retorno!

Dizem que ninguém se perde no caminho de volta ("Rejubila-me a alma repatriada. A memória pode falhar, mas no coração não há nada esquecido. Volto. Voltar é uma forma de renascer. Ninguém se perde na volta."
José Américo de Almeida
). A pergunta é 'para onde' se volta? Ou ainda, 'aonde é' a volta? Que me sinto em casa quando estou na Espanha não me espanta. Me sinto em casa também na Itália, na França e, claro, na Irlanda. Mas algo mudou nesta minha volta...

Aeroporto de Dublin, 17:25h. Dirijo-me ao check-in da Ibéria para o embarque com destino Madrid. Dou à comissária passaporte e e-ticket (só de ida!). Segue-se o diálogo:
- O senhor mora em Madrid?
- Não. Moro em Dublin.
- O senhor tem a passagem de volta para Dublin?
- Não, pois não sei quando volto.
- Pois não posso deixá-lo embarcar, sendo o senhor de nacionalidade brasileira.
- Mas estive lá semana passada e viajei no mesmo esquema, só ida e depois comprei a volta!
- Bem, então não viajou conosco. Não posso deixá-lo embarcar!
Era verdade. Voara de Aer Lingus Dublin-Madrid, e Ibéria Madrid-Dublin. Nem mesmo minha 'inegável' aparência luso-italiana (ou ítalo-portuguesa) ajudou no apelo... Tive que comprar o bilhete de volta. Mais um motivo para eu ficar PUTO da vida com os BRASILEIROS! Devem estar aprontando umas boas na Espanha para tamanha repressão!

Ainda mais agora que, segundo as mais novas pesquisas - aquelas na qual só acreditamos quando é consoante com algo que também concordamos - o vinho tinto promete ser muito mais benéfico do que pensávamos, sendo até capaz de retardar o envelhecimento, fica cada vez mais difícil saber onde quero envelhecer: Espanha, Itália ou França... quer dizer, se é que envelhecer é possível!

1 comment:

Flores, Sempre said...

Oi meu amor você deveria é ficar PUTO com os espanhóis que colonizaram o Brasil assim como os portugueses e os italianos e agora se enchem de "gostosões" para não dizer xenófobos pra cima dos brasileiros.Que isso? Se aproveitaram da nossa ingenuidade e hospitalidade e agora não querem nem nos receber para uma visitinha?