Wednesday, July 02, 2008

For a mess of pottage


Ora, diriam uns, não sejamos injustos com Sarkozy. Afinal, ao extender o prazo para que a Irlanda conserte o desconforto que causou ao Tratado de Lisboa (alguém aí, como eu, ainda se espanta com isso?), abriu mão - mui gentil e humildemente - de ser o último presidente temporário da União! Se é que isso significa alguma coisa, a honra será da República Checa, agendada para assumir em Janeiro de 2009.

Neste ínterim, a Irlanda, o novo país da sobremesa, onde xícaras de chá custam 2000% e paga-se, satisfeitíssimo, 3 vezes mais por uma etiqueta, as pessoas vão levando suas vidas tristes, já com saudades daquilo que não conhecem ainda - o respeito à sua opinião. Talvez nem mesmo tudo isso deveria estar acontecendo! Se a entrada dos 12 novos membros da UE tivesse sido postergada um pouco, talvez não acontecesse. Isso parecer ser - ainda - a vontade de certos líderes europeus. Um erro histórico para o Projeto Europeu seria o fechar de portas para a imigração9 e a diversidade. Na Itália, certas campanhas mostravam indígenas norte-americanos com os dizeres: “LORO HANNO SUBITO L’IMMIGRAZIONE, ORA VIVONO NELLE RISERVE! PENSACI” (Eles sofreram A imigração. Hoje vivem em reservas. Pense nisso!). É esse economicismo cego que anda arrochando leis de imigração na União Européia. Mas todos sabemos que a UE precisa MUITO dos imigrantes, e quanto mais legais melhor, pois legais devem pagar impostos, e assim sustentar o falido sistema previdenciário.

Por uma União menos ordinária

Os chamados eurocéticos esquecem-se que, o principal objetivo do Projeto Europeu iniciado em 1950, era a harmonia entre os povos para que não houvessem guerras. E harmonia não anda de mãos dadas com intolerância. Se tudo fosse uma mera questão econômica, melhor seria não haver a União Européia, e todos terem se apegado a um e simples e limitado - porque apenas econômico - tratado comercial que determinasse termos bilaterais com os países interessados. Como é o Mercosul e o Nafta, e como era o antigo MCE - Mercado Comum Europeu.



Mas Sarkozy também é feito de glórias. No próximo dia 13 lançará oficialmente em Paris o seu mais ambicioso projeto - agora um Projeto Europeu! - que segundo ele “supera todo o ódio para abrir caminho rumo ao grande sonho de civilização e paz”. É a chamada “União Mediterrânea”. Ao bem da verdade, é a extensão do antigo Processo de Barcelona, que queria dar aos países sulistas o mesmo estatus que possuem os nortistas. A Turquia, por sua vez, acha que não passa de um golpe para adiar - ou mesmo anular - sua entrada na União Européia.

É... enquanto o vil metal - e o poder - comandar o coração dos homens, a paz continuará em estado de hibernação.

No comments: