Wednesday, July 02, 2008

sarkozyces

Tanta coisa acontecendo e a Europa ainda preocupada em aprovar o Tratado de Lisboa. Imigração, desemprego, recessão, crise dos combustíveis, falta de alimentos... e ontem, ao assumir a presidência européia, Sarkozy prontamente determinou Julho de 2009 para que a Irlanda resolva o problema do Tratado de Lisboa (leia no Irish Times).

Lendo tal declaração, alguém, bestamente, perguntaria: "Ora, o que será que os irlandeses terão que fazer?" Elementar, meu caro leitor. O povo irlandês precisa votar o que o governo quer que ele vote. Se o resultadodo referendum fosse SIM, não teríamos membros do governo discursando sobre o assunto, tampouco teríamos a eurocracia toda pressionando o governo. Infelizmente, esta é a idéia de democracia que ficará estampada nas páginas do Tratado e na bandeira da União Européia.

O que Paris e Bruxelas não contavam era com a astúcia chapulínica do presidente polonês. Lech Kaczynski declarou que não ratificará o tratado, passando para o lado dos eurocéticos. Monsieur Sarkozy, numa tentativa de infantilização da posição polonesa, disse esperar que tal posição seja passageira (leia no Le Monde).

1 comment:

Anonymous said...

Se a questao eh obter o SIM, uma solucao seria repetir o Referendum, porem usando uma outra pergunta de dificil compreensao. Algo como, "Voce rejeita que o Tratado de Lisboa seja aprovado sem modificacoes?". Assim o eleitor votaria em uma coisa pensando em outra.