Thursday, September 18, 2008

um mal desnecessário?

Dizem as más línguas que os SPAMs, as pragas da internet, ao menos servem para alguma coisa: saber que seus amigos estão vivos. Um mal necessário? Nem tanto! Nada que um "Olá, como vai?" ou "Há quanto tempo, hem? Mande notícias!" não resolva. Além de ser mais simpático e natural, é mais pessoal, o que é muito importante hoje em dia para sua relação com o seu computador.

É claro que há os SPAMs involuntários, ou automáticos, ao qual chamo de malware. São pequenos truques carregados com programas mal-intencionados, que se auto-propagam através de sua lista de contatos sem ao menos você saber. Por isso, camaradinha, deves cuidar do seu computador assim como cuidas de outras coisinhas que tanto prezas. Lembra da relação AIDS x camisinha! Há de ser a mesma em relação ao seu computador nestes tempos de promiscuidade tecnológica. Pergunte ao seu computador, "Devo instalar este(s) aplicativo(s) pirata(s) em você?", e seu computador gritaria "NÃO! Pelo amor de HAL(*)! Há tantas opções por aí, aplicativos gratuitos, open source (código-aberto), e mesmo os chamados shareware, que são gratuitos mas pedem uma contribuição não-compulsória para funções mais avançadas. Para os mais populares como Microsoft Office e Internet Explorer há o OpenOffice e o Firefox, respectivamente, e ambos gratuitos! E se você não quiser nem mesmo usar o Windows (o Vista está realmente uma merda, não?), melhor ainda! Há vários "sabores" de Linux para você escolher, e com interfaces (aparência e disposição dos programas e ferramentas) cada vez mais amigáveis.

Teste a sua popularidade

Nessa mesma linha eu pergunto: devemos aceitar emails escusos? Mesmo que supostamente tenham sido enviados por amigos? A resposta também é NÃO! Emails do tipo "Junte-se a Fulano na comunidade Tal. Basta clicar aqui!" Não clique! Se Fulano quiser falar contigo, que lhe mande um email PESSOAL!

Agora, se você é daqueles que adora ficar assistindo apresentações do Powerpoint recheadas de fotos e melodias, vídeos no Youtube sobre supostas bizarrices de outros povos e culturas, cenas "paparazzidíacas" de celebridades plastificadas, ou simplesmente lendo textos medíocres atribuído a autores brilhantes, lanço aqui um desafio: o pré-spam!

É fácil. Ao receber um email "interessantíssimo" pela sua lixeira eletrônica, ao invés de simplesmente assumir que ele é "interessantíssimo" - seja porque seu "firewall de imbecilidades" está desligado, seja porque seu "antivírus de critérios" não tenha sido propriamente instalado - antes de assumir que ele é "interessantíssimo" e repassar para toda a sua lista de contatos, gaste dois minutinhos - se muito - preparando o pré-spam. Descreva no máximo em duas linhas o "mote" do "interessantíssimo" email. Por exemplo, "Pessoal, recebi um texto I-NÉ-DI-TO do Arnaldo Jabor sobre a imbecilidade brasileira que é DE-MAIS! Alguém quer ler?", ou ainda, "Gente, recebi umas fotos LIN-DAS das profundezas do Mar Báltico. Elas estão numa apresentação em Powerpoint, com um fundo musical do Richard Clayderman que é de CHO-RAR! Querem que eu mande pra vocês?".

Uma vez que você tenha conseguido dissertar o mote do email "interessantíssimo" em duas linhas, mande-o para TODOS os seus contatos e aguarde... aguarde... e aguarde... Para aqueles que responderem "Sim, sim... estou louco(a) para ver / ouvir / ler isto também!" você pode mandar o seu "interessantíssimo" email. Mas por favor... poupe os outros!

(*)HAL 9000 (Heuristic ALgorithmic, mas há uma lenda que diz o nome foi baseado nas letras anteriores da sigla IBM) é o supercomputador de 2001, Uma Odisséia no Espaço, na saga de Arthur C. Clarke, filmada por Stanley Kubrick, onde o supercomputador quer decidir por sua própria vontade o futuro da humanidade.