Wednesday, October 29, 2008

com o rei na barriga


Uma coisa é notícia, outra coisa é a tendência da notícia. Para os mais desavisados (ou menos avisados), tudo caminha junto, disfarçadamente, como se não estivessem lá. Mas estão. Pura propaganda (modo específico de se apresentar informações de maneira partidária, mesmo que a mensagem traga informação verdadeira).

Deu na Folha de São Paulo, em sua edição gratuita na internet, a Folha Online:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia na noite desta quarta (29) mais uma viagem internacional. Embarca em São Paulo...
No blog do Josias...

Não que o Josias (?!?!) seja uma sumidade jornalística (falei besteira? Jornalismo e sumidades são incompatíveis e não habitam o mesmo universo?), mas na atual "Cultura do Amador", meu amigo, tudo é onda... E o apelo escancarado pelo tom tabloidístico reduz a "notícia" à categoria de fofoca pra cativar desocupados. Uma vergonha para um jornal da reputação da Folha.

O que ele quiz dizer é que o presidente Lula viaja muito... Infeliz mensagem, eu diria. Independente de viajar muito ou não, o Josias (?!?!) precisa se decidir se faz notícia ou folhetim. Sarcasmo em notícia vira propaganda - básico em qualquer curso de comunicação. Faça como eu: escancare sua opinião, mas sem se comprometer com a notícia...

Ele finaliza:
Lula aproveita a passagem por havana (sic) para avistar-se, na sexta (31), com o companheiro Fidel Castro, agora de pijamas.
Camaradinha Josias (?!?!), teu blog é insonso - não é notícia tampouco crítica, teu blog nem cheira nem fede... É uma verdadeira BOSTA!

No comments: