Tuesday, November 11, 2008

ITUNICÚ


Essa junção do Itaú com o Unibanco... sei não! Ainda mais sendo o Unibanco parceiro do AIG... Vixe!!! Em meio à crise mundial do capitalismo moderno - leia-se putaria econômica, bancária e mercadológica - dois dos maiores bancos privados nacionais, o Itaú e o Unibanco, querem juntar os trapos... por meio de troca de figurinhas (ações), criando o que estão chamando de "o maior banco do hemisféiro sul" e "o 17º do mundo". Em valores mercadológicos (!) o negócio é de mais de R$ 108 bilhões. A nova empresa, Itaú Unibanco S.A. - carinhosamente chamada aqui de ITAICÚ - vai ser controlada por uma holding com participação dividida "igualmente" (existe esta palavra em mercadolês???) entre os dois.

Ora bolas, não adianta analista financeiro de cá ou d'acolá falar que esse acordo estava na gaveta há mais de 15 meses... não ajuda a engolir o sapo tampouco exime essa fusão do desespero da crise mundial do capitalismo moderno. É desespero puro, gente! E só anunciaram na véspera das eleições americanas pra não dar muito na cara que não querem holofotes em suas cumbucas! E como disse Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, "dois mais dois, igual a cinco"... mas pode ser três também... quiça um!

Coincidentemente, semana passada Lula editou uma MP que permite ao Banco do Brasil e à Caixa Economica Federal comprarem outros bancos através de negociações diretas, sem licitação. Mal anunciou a MP, começaram os "rumores" sobre a saúde do Unibanco... Coincidência, não?

Nem é preciso muito não... um pouco de perspicácia é o suficiente. Basta observar as caras de Roberto Setubal do Itaú à esquerda, e de Pedro Moreira Salles do Unibanco à direita, durante entrevista no MAM, em SP, em foto da Folha de São Paulo... Setubal rí um sorriso amarelo, sem graça, sem a alegria que tanto apregoam à fusão, enquanto Salles rí um sorriso inseguro, preocupado, sorriso de pau-mandado, como que dizendo "o que mais me resta?".

E tudo antes da vitória de Obama... ou diriam, amargamente, que a culpa de tudo isso é da Ku Klux Klan, da CIA ou mesmo do papa Bento 16, que também é conhecido em certos meios por fazer vistas grossas a padres estupradores de criancinhas... Eu, hem?!? Mr. Bean para PAPA, JÁ!!!

No comments: