Wednesday, November 19, 2008

que consciência é essa...

Aproveite o feriado da consciência negra e compre aquele shampoo especial para negros, compre o CD do seu artista negro predileto, nas próximas eleições vote no seu político negro - afinal ele é negro - e não esqueça de assinar a Revista Raça, que está uma graça...

Criado para promover a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, o Dia da Consciência Negra, como tudo que desperta um nicho comercial, corre o risco cada vez mais, de cair na banalização. E é novamente a mídia, como na fábula de Esopo, que tem que exercer o papel do bem ou do mal. Ela é do bem quando usa sua penetração para conscientizar e denunciar os absurdos que ainda hoje acontecem por aí, mas quando se veste com a carapuça da imbecilidade e infantiliza seu público para ou persuadí-los a consumir, veiculando propagandas duvidosas e apelativas, ou para instigar a curiosidade mórbida da mediocracia, através de programas que exploram privacidades alheias... Essa é a mídia do mal - e infelizmente, é a que mais se vê no Brasil. E como prêmio de consolação, podemos dizer que não só no Brasil é assim... Aliviou?!?

Cotas sim, banalização não! Como postei lá no Auto-Pensante outro dia, o racismo está longe de ter acabado no Brasil, mas banalizar e tirar proveito da situação, isso não!

Zumbi, nessa altura, deve estar se remexendo todo no túmulo...

No comments: