Sunday, February 22, 2009

um belo vinho... ou dois!

Signore Santini, ciò è un omaggio a voi... you probably will understand not a world, but... you can guess a lot! Salute!

Certa vez, ao ter que atender a um cliente na Itália, antes da viagem consultei meu recém colega de trabalho - ele acabara de começar na IBM - Alessandro Santini. Um italiano da gema, e de gosto bem refinado, diga-se de passagem... Disse-lhe que iria para Turin, e que pretendia fazer uma "tour" pela rota dos vinhos de Piemonte. Ele prontamente me bombardeou com informações gastronômicas e vinícolas. Me interessou principalmente as vinícolas...

Na ocasião me recomendou alguns vinhos: no norte, fez especial menção aos Barolos de Michele Chiarlo; no sul, aos Donnafugata. Bem, o que aconteceu foi que dois meses mais tarde, durante minhas férias, acabei num "wine bar" em Lago Como, para degustar algumas taças de vinho, Teresa, meu pai e eu. O dono da taverna tinha um Donnafugatta, Mille Una Notte 2001 e outro 2003. O 2001 custava 60 euros, o 2003 40. Pedi o 2001 por 40 mas ele se negou, veementemente. Papo vai papo vem, e a noite se derretia em taças e mais taças. Depois de várias resolvemos ir embora. Na hora de pagar a conta, "morremos" com 60 euros. Ao dar-lhe uma nota de cem, o danado me sugere, Vai um Mille Una Notte de troco? E eu digo, 2001? Ele responde, Não... 2003! Digo, Esqueça! Ele sorri, afasta-se para o caixa e volta com uma garrafa de Donnafugatta Mille e Una Notte Vendemmia 2001! Estava feito o negócio!

Tudo isso apenas pra dizer que, após 4 anos (isto ocorreu em 2005!) resolvi abrir o vinho - ontem, na ocasião da tão esperada chegada do meu amor, vinda do Brasil. Como não conhecia o vinho, todo o ritual foi uma surpresa, tanto para ela como para mim. Abri o dito com a recomendada 1 hora de antecedência, deixei o danado respirar à vontade... A rolha estava maravilhosa, o aroma prometia, a cor, suprema... E te digo camaradinha: valeu a pena! O vinho é simplesmente FAN-TÁS-TI-CO! A wonderful suggestion, Alessandro!

E hoje, Domingo - Sábado passado da meia-noite - para continuar o Espírito Italiano, abrimos um igualmente maravilhoso Masi, Costasera Amarone 2001. Supremo! Afinal, não é sempre que se aniversaria...

Dessas coisas eu sentiria uma falta tremenda lá no Brasil...