Thursday, March 19, 2009

haja proteção!

Incrível a nossa anatomia muscular, não? Como os músculos, tanto os voluntários como os involuntários, os lisos e os esqueléticos, sem esquecer aquele cardíaco, vulgo miocárdio, reagem sob atividade física. Principalmente quando o hospedeiro destes músculos é dado, por necessidade ou opção, a um estilo de vida pejorativamente chamado de sedentário: quanto mais sedento, mais sôfrego!

Sabemos, ou cremos saber, que a atividade física, seja ela qual for, obriga o aumento do fluxo sanguíneo e vasodilatação, facilitando a circulação do ácido láctico por todo o corpo, permitindo também que o mesmo seja eliminado após o esforço físico. Diz a crença popular que se tal ácido deixa resíduo, pode provocar dores musculares...

Tal dor pode ou não estar associada à inflamação das fibras musculares mas estará certamente relacionada com o tipo de contração muscular feita durante o esforço. A extensão excessiva do tecido conjuntivo muscular, a alteração do mecanismo de entrada e saída de cálcio, o estiramento muscular, e blá blá blá. E o organismo para se proteger disso tudo, liberta substâncias vasodilatadoras que estimulam as terminações nervosas geradoras de dor. Concluímos assim, brilantemente, que a dor funciona como um mecanismo de proteção!

Eu, depois de um fim-de-semana regado a golfe e tênis - não usual - diria, cá no meu canto, que me sinto PROTEGIDÍSSIMO!!!

No comments: