Tuesday, March 03, 2009

incertezas


Atarefadíssimo, mas com muito prazer... Como disse a um amigo meu, TUDA está com TUDO, num romance invejável! Mas o trabalho que dá é inimaginável - mal publico um exemplar e já tenho que começar a preparar o outro - mas comno disse, tudo com muito prazer!

E entre uma tradução e outra revisão, ainda sobra tempo pra um cineminha... andei perdendo alguns filmes que queria ter visto, mas outro amigo meu já me garantiu que tem as cópias de todos os filmes do oscar... bem, dentre eles há um ou outro que queria assistir, sim. Já escalei meu fornecedor!

Mas ontem - sim, uma segunda-feira chuventa - fomos ao cinema assistir Doubt. O filme se passa numa escola católica do Bronx de 1964, onde um padre carismático (Philip Seymour Hoffman) tenta terminar com os estritos costumes que há tempos vêem sendo conduzidos com mãos-de-ferro pela Madre-Diretora da escola (Meryl Streep), que acredita que medo e disciplina são os caminhos da educação. A trama se estende quando a Madre-Diretora passa a desconfiar que o padre esteja dispendendo demasiada atenção a um determinado aluno.

Como esperado, Philip Seymour Hoffman e Meryl Streep estão fantásticos. Dois atores dotados de um talento especial, ao meu ver, para peculiarizarem os papéis que interpretam. O tema, também, me agrada muito - a hipocrisia da igreja católica, que adota a política da omissão nos casos de abuso sexual cometidos por padres contra crianças, para evitar "escândalos" e "descrédito" da igreja, e uma iminente crise de fé.

No comments: