Tuesday, March 31, 2009

uma receita ecológica


Andam questionando para onde vai o óleo de cozinha usado... depois que ele não serve pra mais nada, o que você faz com o óleo? Joga na pia? Na provada? No tanque? No lixo?

Pois é, uma empresa em São Paulo está "enchendo o bolso" de dinheiro com isso... estão fazendo sabão! Eles se dispões a coletar o óleo - não ficou claro na reportagem se coletam num ponto específico ou de casa em casa, o que me soa inviável para quem está "enchendo o bolso" de dinheiro.

Mas enfim, imediatamente me lembrei de minha querida avó Cecília, que já lá nos idos de 70 (até onde minha memória pode chegar) já fazia sabonetes com resto de outros sabonetes. Ssabe quando o sabonete fica tão pequeno que você não consegue nem manipulá-lo? Pois é, ela colocava tudo numa lata, um pouco de água e esquentava um pouco até virar uma só pedra. E também, bem me lembro, fazia seu sabãozinho à base de óleo...

Interessado? Receitas e fotos aqui na Fundação Verde.

1 comment:

Marc MacMelo said...

Então, Edu.
Lembro também que minhas avós faziam sabão com óleo velho também.
Elas chamavam isso de "sabão de bola", pois enrolava ele no formato de uma bola.

Bem é uma idéia legal para reciclar e ser mais "environment friendly".

Abraços.