Wednesday, April 29, 2009

De onde veio o muro...


Embora meu gosto musical tenha evoluído (venha evoluindo) baseado em processos estéticos-intelectuais, sou fã do Pink Floyd desde que me conheço como ouvinte... e nos meus anos de ativista, muito boato se ouvia a respeito de discos, músicas ou artistas: sobre o The Wall do Pink Floyd, ouvia-se em certos circuitos que O Muro era uma alusão ao muro de Berlin, um confronto comunista/capitalista, enquanto outros diziam que era um trauma de guerra (Waters perdeu o pai durante a invasão Britânica de Âncio, na Itália), e outros juravam que não passava de uma história de amor! Eu acredito nas várias interpretações da palavra poética, e como sempre digo, uma vez publicado, o trabalho não pertence mais ao artista, mas ao seu público, que vai consumir e deglutir como bem lhe aprouver.


Mas como Roger Waters foi inspirado para a criação do The Wall, isso sim é interessante... Diz a lenda que foi durante um show em Montreal, no Canadá, em 06/07/1977 - "Azimuth Coordinator" - que Waters finalmente se encheu dos grandes públicos dos grandes concertos em estádios enormes. Enquanto tocavam "Pigs on the Wing", Waters simplesmente parou de cantar e gritou com a platéia briguenta e barulhenta (algo como) "Caralho, parem de soltar estas pôrras de fogos de artifícios, parem de gritar e berrar, eu estou tentando cantar! Eu não ligo se não querem ouvir, fodam-se, mas tenho certeza que tem muita gente aqui que quer ouvir. Por que vocês não calam a boca? Querem brigar vão lá pra fora e se matem. Se querem gritar e espernear vão lá pra fora, pois estamos tentando tocar música aqui, e as pessoas querem ouví-la. Eu quero ouví-la." E depois de ridicularizar o público com mais grosserias, chegou a cuspir na cara dos mais incontroláveis.

Mais tarde Waters declarou que este afastamento entre banda e público foi o que lhe inspirou a escrever "The Wall"

No comments: