Friday, April 03, 2009

jogando o jogo

Pode-se dizer que a Arthurs Tavern de Nova Iorque seja a versão americana do The Mezz de Dublin, onde o palco é minúsculo, a música é fantástica, e os drinks são caros - não caríssimos mas acima do preço dos outros clubes.

Enquanto no The Mezz você sempre encontrará aquela religiosa multidão de adolescentes com mochilas nas costas procurando diversão gratuita, no Arthurs você encontra gente mais madura e com maior poder aquisitivo, poi embora a entrada seja gratuita, a casa impões uma política de no mínimo dois drinks por sessão de música - e os músicos tocam por uma hora, e fazem intervalos de 30 minutos.

Também, no The Mezz nunca ouvi jazz... rock'n roll, blues, country, folk, mas nunca jazz. No Arthurs não, o jazz começa logo às 19:00, e vai fundo até as 21:30, quando então entra a banda da casa - um sucesso, pelo visto! - com muito soul, funk e blues. Realmente a Noite pegA FOGO!

Eu te digo camaradinha, cá entre nós: só fui lá por causa do jazz, mas acabei encarando uma sessão da outra banda também, e tenho que admitir que os caras são bons! Mentalize aquele esteriótipo de músico de blues & soul americano que você sempre ouviu ou viu (!) por aí: negro, um pouco acima do peso, com aquele voizerão de trovão, e uma ginga nas cadeiras de dar inveja! Eram eles. Teresa iria A-MAR!

Soa bem? Sim, o SOM soa muito bem, mas só se você estiver disposto a pagar $7 dinheiros por uma cerveja, $8 dinheiros por um drink, $9 dinheiros por uma taça de vinho barato ou $11 dinheiros por uma dose de whisky. Dito isso, vejamos se o Arthurs Tavern ainda é um lugar justo de se ir... fiquei pensando nisso ontem, no intervalo de uma banda e outra: das 7 às 11 consegui me conter com uma taça de vinho, duas cervejas e um whisky. Não me leve a mal, não sou um beberrão desvairado não! Ia ficar no vinho apenas, mas o preço e a qualidade me desencorajaram; aí resolvi tomar um whiskinho, e o preço quase me derrubou da cadeira; aí tive que ficar na cerveja mesmo...

Vamos às contas: 9 (+ 1 gorjeta) + 11 (+ 1 gorjeta) + 7 (+ 1 gorjeta) + 7 (+ 1 gorjeta) = 38 dinheiros.

Outros bares de jazz cobram no mínimo $10 dinheiros de entrada, e a cerveja vai ser $5 dinheiros, o vinho provavelmente $7 dinheiros e o whisky $8dinheiros. Assim, gastaria 10 + 7 (+ 1 gorjeta) + 5 (+ 1 gorjeta) + 5 (+ 1 gorjeta) + 8 (+ 1 gorjeta) = $39 dinheiros.

E só porque hoje é sexta-feira e estou em Nova Iorque, eu vou lá de novo! Mas só até as 11, pois 11:30 tem show do Vinícius Cantuária no Jazz Standard... Vou queimar um charuto lá também!

Toque outra vez, Sam!

No comments: