Friday, April 17, 2009

Os Limites da Ética

Ouvindo à CBN pela net, me deparo com o comentário do Max Gehringer sobre a ética que não me agradou muito não... É certo sim que não há meia-ética, da mesma maneira que não há meio-trouxa, meio-palhaço e meio-ladrão! Ladrão é o que rouba um centavo, assim como o que rouba um milhão, só muda a oportunidade, a quantidade e a coragem!

Contou uma historinha o Gehringer sobre um empregado que presencia um outro colega de trabalho combinando uma propina com o fornecedor para escolher seu produto. A testemunha, que não era do setor de compras, pensou logo em delatar o corrupto, mas depois repensou ao considerar a possibilidade de o superior também estar envolvido, além de não possuir provas concretas da conversa. O que fazer?!?

Aí o Max Gehringer, retoricamente, dá uma de analista e instiga o ouvinte a responder a pergunta com a seguinte questão: se um amigo seu lhe contasse que arrumou um jeito de dar uma maquiada no Imposto de Renda de maneira que pague menos ou até receba uma restituição, o que você faria? Você o denunciaria ao "Leão"?

Claro que não! Com a classe de políticos que temos no país, que compõe a sua própria ética e moral, onde o bem público é tratado como privado - privado de cada um - num descaso à população que passa longe da solidariedade, bom-senso e mesmo civismo. Só pra citar os recentes escândalos das passagens aéreas, que é de uma imoralidade vergonhosa, e de uma cara-de-pau sem a mínima vergonha de insultar a inteligência do mais inculto cidadão.

Querem-nos fazer engolir que levar mulher, filhos e amigos para a missão parlamentar em Miami está de acordo com o protocolo! Missão Parlamentar? Miami é um grande shopping center, e não uma Estado de negociações internacionais! E a família tem que ir junto? E ainda levar amigos?

Infelizmente, senhores políticos, vocês estão pedindo para que o povo sonegue o imposto, pois ninguém, no seu bom-senso e saúde mental, quer pagar para que os senhores viagem com a família e os amigos para Miami, resolver importantes assuntos de interesse do povo brasileiro...

E se alguém for apanhado na malha-fina, sempre poderá alegar que não está sonegando, mas apenas desviando o dinheiro para fins mais nobres!

No comments: