Wednesday, May 27, 2009

Colaboração: para que te quero?


Perguntado sobre qual seria a tendência mais forte na evolução da Tecnologia da Informção até agora, um especialista responde, convicto: Colaboração. Fingindo surpresa - já que tudo é combinado previamente, mas as personagens insistem em fazer o que não sabem: representar - o entrevistador pergunta "Colaboração? O que é isso, Ethevaldo?", e o teatro continua com Ethevaldo exemplificando a Wikipédia, e se põe descarregar cifras nos ouvintes: escrita em mais de 200 línguas, 2.800.000 artigos em inglês, 470.000 em português, 800.000 em francês, e dá-lhe números, números e números. Perguntado se não haveria o perigo de alguém obter informações erradas, duvidosas, ou mesmo de má-fé, Ethevaldo responde que sim, mas que também há a correção constante (!)

Ufa, que alívio! Agora, se você, camaradinha, pegar a informação num "momento não-confiável", já era! Nada vai mudar isso, e vai ser difícil se explicar lá em casa! Exatamente como já lhe ocorreu, não é Ethevaldo? (Leia aqui).

Bons exemplos, porém, ainda temos: como o Linux, o OpenOffice... é só dar um tratamento profissional na colaboração. A cultura do amador não vai - por enquanto e se tudo der certo, nunca - nos levar a lugar nenhum.

Ave, Caesar (morituri te salutant)!

No comments: