Saturday, May 16, 2009

senhora liberdade...

Um dos grande problema por trás das pseudo-notícias que os senhores jornalistas divulgam está a independência: será que podemos falar de independência de órgãos de imprensa que, querendo ou não, são obrigados a correr atrás de IBOPE? O que fala mais alto, ao final, não seriam os interesses dos investidores? Não creio que a sejam tão isentos assim.

Outro grande problema é a confiabilidade... basta olhar as mentiras alimentadas em formato de propaganda, a hipocrisia cultural e a coisificação do senso crítico ao banalizarem os fatos intercalando entretenimento popular de gosto duvidoso com notícias que deveriam ser tratadas seriamente; mais os filtros que colocam nos espaços abertos a comentários, a pós-edição de material da internet para eliminar erros e enganos cometidos ao vivo, com a clara intenção de não permitir que as pessoas acessem tal informação para posterior crítica e análise.

Sendo assim, toda e qualquer "notícia" vinda de tais órgãos deve passar pelo filtro do caráter, já que manipulação de fatos, mentiras e jogo de interesse são problemas de caráter, para não dizer de polícia. Deveriam os senhores da imprensa, aprender sobre o julgamento para poderem julgar: a difícil arte de julgar requer que seu executor se mantenha ileso à demanda que lhe chega às mãos; é mais que uma obrigação, um dever para que sua missão não apresente ranhuras ou distorções, e não permitir que seus próprios valores morais interfiram em sua profissão.

A corrupção que constantemente se apresenta na mídia deve ser banida. E, meus caros jornalistas, leiam mais os teóricos da mídia e dos meios de comunicação como cultura de massa e cultura popular, e tenham um pouco mais de respeito pelas pessoas que ainda vos ouvem...

No comments: