Wednesday, June 10, 2009

De Deus e dos Dados


Deus não joga dados com o universo, disse Einstein... querendo expressar que na sua opinião a Natureza não opera através de leis estatísticas, tal como proposto na Teoria Quântica. Por ser uma frase de sentido figurado, acaba por dar margem a outras interpretações - a "fé" de Einstein em Deus, ou ainda sobre "destinos" pré-estabelecidos. Eu, cá com os meus botões (que não são de Napoleão), me contento com a explicação quântica.

Aí tem aquela mulher italiana que deveria estar à bordo do vôo 447 da Air France, mas perdeu a hora e chegou atrasada no aeroporto para o embarque... deu nos noticiários, ficou famosa, uma pensionista que foi passar férias no Brasil junto com o marido... morreu em um acidente de carro na Áustria. A "sorte" durou pouco, e acabou por desencadear um fator ainda mais intrigante.

Einstein nunca aceitou a teoria da mecânica quântica, e sempre tentou refutar sua causalidade. Afirmar que "... conhecendo exatamente o presente podemos prever o futuro", assume a premissa de que se pode conhecer o presente em todos os seus detalhes, o que é uma inverdade. O determinismo nos leva a crer que a natureza ocorre independentemente do observador - já a mecânica quântica considera a interação observador-objeto observado como uma realidade fundamental e inquestionável: será que a natureza ocorre por si só ou depende da maneira com o qual interagimos com ela?

No comments: