Thursday, June 04, 2009

uma tragédia nacional...


Qual é a paixão nacional? Bunda? Carnaval? Praia? Futebol? Entre todas, o futebol é o que melhor representa o Brasil. Um esporte nascido na Inglaterra e tão popular no Brasil... Nenhum outro esporte mobiliza os brasileiros tanto quanto o futebol, mas infelizmente, aquela mesma irracionalidade e estupidez inerente a um grande número de animais humanos, também o acompanha.

Segundo o pesquisador Leonardo Affonso de Miranda Pereira, professor do Departamento de Teoria Literária da Unicamp, o Futebol sempre foi popular, e a hipóteses de que no passado era um esporte apenas para a elite é infundada! Nos clubes de elite, como Flamengo e Fluminense, se praticava o futebol como educação física, complemento da formação do indivíduo - "mente sã em corpo são". Mas nas agremiações populares, futebol era associado à diversão; misturava-se futebol e carnaval... havia até - conta ele - uma agremiação chamada "Sociedade Carnavalesca Miséria e Fome Futebol Clube"!

Foi em 1934 a primeira vez que um atleta negro teve "permissão da elite" para jogar numa copa do mundo, já que até então os negros e os afro-descendentes eram mantidos longe dos gramados oficiais. Tal mudança de mentalidade da elite branca em relação à formação cultural do povo brasileiro passa a ser vista não mais como um problema, mas como uma vantagem. "Casa Grande e Senzala", de Gilberto Freyre, introduziu essa "positividade" ao camuflar o verdadeiro objetivo da teoria da mistura: mistura, mistura, vai "branqueando" até acabar com os negros.

Por ocasião da Copa de 1938 é que o sentimento nacional se consolida em torno do futebol, onde ídolos negros, como Leônidas da Silva e Domingos da Guia, passam a ser identificados pela população, trazendo o esporte às grandes massas com uma seleção mestiça", afirma Leonardo Affonso de Miranda Pereira.

Já o sentimento de que brasileiro joga um futebol diferente, o futebol malandro, com ginga, que valoriza o drible, e se diferenciando de todos os outros países, é uma característica pitoresca que hoje não passa de folclore. Desde Parreira que os técnicos vêem se europeizando, deixando para trás toda aquela magia que acreditávamos ter...

Mas quero falar de outra coisa: Sport Club Corinthians Paulista x Club de Regatas Vasco da Gama... Corinto, uma das mais florescentes cidades gregas da antigüidade clássica, tendo sido autônoma e soberana durante o período arcaico da história da Grécia; Vasco da Gama, navegador e explorador português da Época dos Descobrimentos, comandante dos primeiros navios a navegar directamente da Europa para a Índia... Devido à aportada de Vasco da Gama em Corinto, houve morte na Marginal... nem escolta policial intimidou emboscada a ônibus, com depedração e incêndio...

Não, não estamos falando de esporte aqui. É de outra coisa que falamos...

No comments: