Monday, July 20, 2009

A Nova Dubai

Escute aqui, seu flácido e decadente ocidental, você pode ter seu salário livre de impostos, desde que se mantenha no emprego, caso contrário você perderá tudo o que tem e ainda será deportado. Você pode ter seu apartamento gigante, desde que você possa pagá-lo - mesmo em tempos difíceis, já que não temos cláusulas para calote por aqui - ou irá para a cadeia. Emprestar dinheiro é crime. Você pode passear em seu automóvel reluzente e ir aos shoppings como se você estivesse em Londres, Paris, Sidney ou Pretória. Você pode se vestir como se fosse para uma noitada de bebedeira em Praga, ou como uma prostituta de Amsterdam, nós vamos ranger os dentes de raiva mas vamos olhar para o outro lado. Você pode até usar suas drogas e fornicar livremente que vamos fechar os olhos para isso e para todas as putas pós-soviéticas em seus horríveis pubs de estilo britânico, discotecas e wine-bars. Basta que mantenham o dinheiro jorrando, continuem construindo edifícios gigantescos e facilitando nossos empréstimos.
Este era o "acordo de cavalheiros" em Dubai... mas parece que não é mais. A crise do crédito bateu feio por lá, e Dubai agora se agarra a sua antes desprezada mas menos impotente vizinha, a capital Abu Dhabi, para tentar um grande resgate, bem ao estilo hollywoodiano - ou seria bollywoodiano?. Empresas com apoio do Estado devem mais de £400m a empresas britânicas. Os luxuosos apartamentos na marina essão quase vazios, o investimento entrou em colapso levanto o mercado imobiliário junto com ele. Os preços das casa estão abaixando na ordem de 50% e há previsão de cair mais 20%. Ninguém está comprando, ninguém está alugando, não há novos negócios. Estima-se que cerca de £335 milhões em projetos foram interrompidos ou estão na espera. E é esperado que a população diminua em até 17% até o final do ano, sugerindo que as coisas vão melhorar tão cedo.

A depressão em Dubai faz da européia parecer um fim-de-semana prolongado devido a um feriado bancário... apenas um marasmo nas bolsas! Em nenhum lugar do mundo tem-se um capitalismo tão desregulamentado e irrestrito como em Dubai, além de uma crença árdua e aparentemente perpétua no aquecimento eterno do mercado imobiliário. E como acontece em todo lugar que enfrenta crise financeira, os culpados são logo apontados: os estrangeiros. Aí camaradinha, quando se junta racismo, preconceito, insegurança e ignorância no mesmo caldeirão... sai de baixo!

No comments: