Thursday, August 13, 2009

ligando o aquecedor


Começa a dar nos noticiários de todo o mundo que a crise já está acabando, que o mercado está aquecendo! E tudo graças a quê? Ao aumento do consumo! Menos na Irlanda, onde o governo vem criando novas taxas e certos setores têem a coragem de aumentar seus preços!

Exemplozinho bobo foi semana passada, quando fui ao cinema. Como sou membro do referido, pago uma mensalidade e tenho acesso livre a todo e qualquer filme. Muito me surpreendi ao querer assistir a um filme em 3-D, quando a bilheteira quis me cobrar 1,50 euros extras. Ao perguntar a ela o por que da taxa, disse que se tratava da "taxa 3-D"! Disse-lhe que isso para mim era novidade, pois ano passado assistira ao filme sobre o show do U2 também em 3-D e não me cobraram a tal taxa. Perante a cara de interrogação da coitada que está lá só pra vender ingresso, torcendo pra dar o horário de ela ir embora, não retruquei. Aí, camaradinha, fazer o quê? Não comprar, oras!

O consumidor é o termômetro da economia - ele tem o poder de ditar boas práticas boicotando abusos. Bastaria ele 1) organizar-se ou ao menos disciplinar-se, e realmente demonstrar sua opinião reclamando aos Serviçoes de Atendimento ao Cliente e, numa instância mais drástica, com o boicote; e 2) discernir entre o consumo compulsivo, muito em voga atualmente, e o consumo essencial.

Aqui ainda se peca e muuuuito em não prestar reclamação. Boicote neles!

No comments: