Monday, August 10, 2009

Sixto Rodriguez

Alguém aí já ouviu falar em Sixto Rodriguez? Não? E em Bob Dylan? Esse já, né? Pois é, essas coisas acontecem... No final dos anos 60, começo dos 70, Sixto chegou a ser aclamado como o novo Bob Dylan, ou Latin Bob Dylan, devido a sua origem mexicana, embora cantasse em bom e fluente inglês.

Sixto Diaz Rodriguez (também conhecido simplesmente como Rodriguez ou Jesus Rodriguez) nasceu em Detroit, EUA, em 10/7/1942. 'Sixto' foi um apelido de criança - era o sexto filho da família. Os pais de Sixto eram imigrantes mexicanos que vieram tentar a sorte na América dos anos 20. Suas músicas refletem preocupações politicas e a cruel realidade dos degradados centros urbanos.

Sob o nome de Rod Riguez, lançou o compacto "I'll Slip Away" em 1967, por um pequeno selo local, Impact, e sumiu pelos 3 anos seguintes, voltando em 1970 apenas como Rodriguez, com o LP Cold Fact, pela gravadora Sussex. Coming from Reality veio em 1971, mas como ambos os álbuns não venderam o esperado, e ele foi dispensado pela gravadora, que viria a fechar em 1975.

Apesar do fracasso comercial na América, as canções de Sixto eram de altíssima qualidade artística, um folk psicodélico - uma mistura de Bob Dylan e Jefferson Airplane. Depois do fracasso comercial, Sixto desistiu da carreira artística, embora nunca tenha abandonado a música. Prova desta qualidade foi o status de cult que Sixto obteve em países como África do Sul, Zimbabwe, Nova Zelândia e Austrália. Cópias importadas dos LPs da Sussex rapidamente se esgotaram e o selo autraliano Blue Goose Music comprou os direitos australianos para o seu catálogo.

Devido à obscuridade pública de Sixto, muito se especulou sobre sua morte, até que um documentário sobre sua turnê "Dead Men Don't Tour: Rodriguez in South Africa 1998 foi transmitida pela SABC (South African Broadcasting Corporation) em 2001.

Mas a boa notícia é que Sixto continua na ativa. Recentemente voltou para a Austrália para tocar no East Coast Blues and Roots Festival (2007). Sua canção Sugar Man faz parte da trilha sonora do filme Candy, com Heath Ledger. Há também um filme sobre sua vida - Looking for Jesus. Em 2008, para comemorar o relançamento de Cold Fact, Rodriguez fez várias apresentações em diversos países, e vai se apresentar no The Green Man Festival 2009, Glanusk Park, Usk Valley, Powys, Wales. O festval vai de sexta, 21/08 até domingo, 23/08.

"Daremos o melhor de sí pra estarmos presente!!!"

Ouça um pouco de Sixto aqui.

No comments: