Monday, September 21, 2009

De apontamentos e assentamentos

Quando você sabe que é chegada a hora de se assentar? Depende do que você chama de assentamento, eu diria. Tem aquele assentamento do ser, onde você põe os seus pés no chão e diz "daqui não saio, daqui ninguémj me tira", e aquele outro, temporário, que embora temporário é um assentamento. Eu, que ultimamente "vivo em mudança", nesta sexta-feira me considerei - talvez ainda prematuramente - temporariamente assentado. Me permiti esse estado... e digo, foi bom. Não, não... foi MUITO bom! Tão bom que já comecei a desencaixotar certas coisas... (!)

E por falar em desencaixotar, amigo meu me disse assim, meio on passant, que não há nada que não possamos fazer quando nos determinamos a fazer algo... entenderam? Guardadas as restrições dos terrenos das probabilidades e das possibilidades, traduz o que minha falecida avó - que deus a tenha - dizia, "quem quer faz, quem não quer manda!", ou pede. E para não pedir - muito, que um pouco eu já pedi - e não pagar também, lá fui eu tentar instalar a antena de satélite da TV lá de casa... na verdade, fui regular a antena, já que na instalação física tive a valorosa ajuda daquele mesmo amigo já citado.

Tem um aparelho pra localizar o sinal dos satélites, que custa uma nota. Quem tem, oferece o serviço por meros 60 euros, mas como escolhi ter TV "free to air", quis manter o espírito "free" e me lancei na maratona de tentar regular a antena sozinho. Quase desisti, não fosse um site chamado Satellite Signals, que foi muito útil em fornecer as coordenadas - latitude, longitude, azimuth, elevação, frequência, polarização, etc, etc. É claro que me tomou algumas horas para me habituar com esse linguajar todo, mas o resultado foi positivo: ao fim da tarde, consegui sintonizar os canais que eu queria - e vários que eu não queria também!

É isso que acontece quando se aponta para o lado certo... com muita paciência e a ajuda de uma boa bússola, é claro!

Quanto ao assentar-se no ser... bem, isso pode demorar um pouco ainda, e fica para a próxima viagem!

No comments: