Friday, September 11, 2009

The Hole In The Wall


Não tem sido fácil estes dias, e embora ninguém tenha me falado que seria fácil, tampouco me disseram que seria difícil! Difícil sim, como força de expressão. A língua permite estes abusos.

E por falar em língua, no meu cursinho de irlandês esses dias, soube que a Quinta-feira é - ou era, na Antigüidade (trëma?) Céltica, um dia de banquete. É que em irlandes, "Dé Aoine", Sexta-feira, deriva de "Dé" (dia) e "Aoin" (jejum) - Dia de Jejum. Quarta-feira é "Dé Ceadaoin", onde "Ceadaoin" deriva de "Céad", primeiro, prévio, e "Aoin", jejum - Dia do Primeiro Jejum; e finalmente Quinta-feira é "Déardaoin", que deriva de "Dé idir dá Aoin", onde "Dé" - dia, "idir" - entre, "dá" - dois, e "Aoin" - jejum. O dia entre os dois jejuns. Certamente, Quinta-feira era o dia daqueles fartos e altamente calóricos desjejuns irlandeses, com toucinho, lingüiça, chorizo, batata, ovos, cogumelos, tomate, feijão doce, pão de soda e torradas na manteiga... nossa!

E como é Sexta-feira, Dia de Jejum, vou assumir que é quinta mesmo, e ir correndinho lá pro "The Hole in the Wall", meu novo "Local Pub"...

Fui!

No comments: