Tuesday, September 08, 2009

Tempo de mudança 2

Estive afastado a semana toda! São as mudanças... e suas várias fases. Depois da mudança física, vem a psicológica - sempre necessária nessas coisas de arrumar a mala de ser. Difícil é começar, até mesmo com toda a boa vontade do mundo - deste e de outros!

O primeiro passo ainda é no campo da mudança física, dar uma cara ao lugar tal qual a sua. Seja pintando a parede, instalando uma estante nova, pendurando um quadro, adicionando uma almofada ou simplesmente reposicionando os móveis. Tudo isso antes mesmo de entrar! Então você soca tudo dentro do novo lugar, e é aí que vem o mais trabalhoso: deixar de viver em caixas: arrumar um lugar para cada coisa, e no caso de mudar para um lugar menor - deliberadamente o nosso caso - se desfazer das coisas que não encontraram o seu lugar.

Agora sim: quebrado os laços emocionais destes relacionamentos com seus objetos - e te digo, eles são fortes mesmo! - é tempo de se adaptar à sua nova vida (quase, e sempre ao rumo de ser) espartana. E espartano aqui, não é aquele cidadão de Esparta, cidade-estado da Grécia Antiga, tendo figura exemplar em Aristodemo, um dos 300 espartanos enviados para a famosa Batalha de Termópilas, que opôs os defensores da Grécia aos persas invasores, em meados de 480 a.C., mas sim aquele cidadão simples que pode viver sem excessos nem luxúria.

E acredite, a simplicidade não é fácil!

No comments: